quinta-feira, 19 de abril de 2012

52 gestos para a biodiversidade


A título de curiosidade, deixo-vos um post relativo à publicação (em Novembro de 2011) pela Comissão Europeia, de um documento muito interessante sobre a biodiversidade: "52 gestos para a biodiversidade". Sem mais delongas, transcrevo algumas partes sugestivas (apenas a título introdutório) contidas no referido documento:


"A biodiversidade – a variedade de formas de vida na Terra – torna o nosso planeta habitável e bonito. Muitos de nós olham para a natureza como fonte de prazer, inspiração ou lazer.  Também dependemos dela para a alimentação, a energia, as matérias-primas, o ar e a água, sendo estes os elementos que tornam possível a vida tal como a conhecemos  e que sustentam o desenvolvimento das nossas economias.
No entanto, apesar do seu valor ímpar, tomamos muitas vezes a natureza como um dado  adquirido. As pressões exercidas sobre muitos sistemas naturais têm vindo a aumentar, fazendo com que funcionem de forma menos eficaz ou levando-os mesmo até ao limiar do colapso. Aquilo que designamos por perda de biodiversidade é uma situação demasiado comum.

Daí o empenho da União Europeia em travar a perda de biodiversidade. Ao longo dos últimos 25 anos, a UE criou uma rede de 26 000 áreas protegidas dentro das suas fronteiras, que abrange mais de 850 000 km2. Esta rede, conhecida como Natura 2000, é a maior rede de áreas protegidasno mundo, demonstrando assim a importância que damos à biodiversidade. Estamos determinados a reforçar este programa de referência com medidas adicionais a longo prazo.

E todos nós podemos fazer mais para ajudar. Todos temos poder para ajudar a proteger  a biodiversidade e precisamos que todos participem. Cada um de nós pode introduzir  pequenas alterações nos hábitos diários sem afectar drasticamente o seu estilo de vida. Quando combinadas, estas pequenas alterações podem ajudar.

Esperamos que as sugestões contidas neste guia prático lhe permitam ajudar a marcar  a diferença. Comer alimentos locais sazonais, diminuir os desperdícios de água, efectuar a compostagem dos resíduos alimentares ou ficar a conhecer melhor as espécies animais e vegetais que vivem nas nossas áreas locais…Se todos seguirmos alguns destes passos simples, faremos uma grande diferença na preservação dos recursos naturais para as gerações futuras".

Janez Potočnik 
Comissário Europeu para o Ambiente


"O que é a Biodiversidade?
Estamos rodeados pela biodiversidade e fazemos parte dela. Existem três elementos principais:
  1. os diferentes tipos de espécies que vivem na Terra – incluindo animais, plantas, vegetais, fungos, algas, bactérias e até vírus;
  2. as diferenças entre indivíduos da mesma espécie – tamanho, forma e cor;
  3. os diferentes ecossistemas – por exemplo, oceanos, florestas ou recifes de coral – e as espécies que neles vivem, bem como as respectivas interacções.

Os cientistas registaram cerca de 1,9 milhões de espécies vivas diferentes na Terra, mas o número real é certamente muito superior. Muitas dessas espécies são microscópicas e vivem nas profundezas do subsolo ou nos oceanos, outras, simplesmente, ainda não foram descobertas

Porque é que é importante?

O resultado de 3,8 mil milhões de anos de evolução, a biodiversidade, é essencial para a sobrevivência humana. Dependemos da natureza para muitos recursos essenciais, incluindo alimentos, materiais de construção, fontes de calor, têxteis ou os ingredientes activos dos medicamentos. Para além disso, a natureza fornece ainda outras funções vitais, como, por exemplo, a polinização das plantas, a filtragem do ar, da água e do solo ou ainda a protecção contra inundações.

A vida na Terra como a conhecemos seria impossível sem estes materiais e serviços cruciais. Infelizmente, esquecemo-nos demasiadas vezes do que a natureza nos oferece. Nas nossas sociedades industrializadas, a biodiversidade é tomada como certa e vista como algo livre e eterno. No entanto, a verdade é que as pressões que exercemos sobre a natureza estão a aumentar e muitas actividades humanas representam uma grande ameaça para a existência de numerosas espécies.

A lista das pressões exercidas sobre a biodiversidade é longa e inclui a destruição e fragmentação de habitats, a poluição do ar, da água e da terra, a sobrexploração das zonas pesqueiras, dos recursos, das florestas e das terras, a introdução de espécies não nativas, bem como a libertação de quantidades crescentes de gases com efeito de estufa que causam alterações climáticas".


Links úteis:

Sem comentários:

Enviar um comentário