quinta-feira, 26 de abril de 2012


Estudo: turbinas eólicas não colocam em risco população de aves. Mas a sua construção, sim.

Segundo uma notícia publicada a 13 de Abril deste ano a grande maioria de população de aves pode co-existir com as actuais infra-estruturas de produção de energia eólica (de acordo com um estudo publicado há duas semanas pelo Journal of Applied Ecology).

O estudo rejeitou que as turbinas eólicas possam causar problemas de longo prazo à população de aves, mas encontrou novas provas que evidenciam que a construção destes parques eólicos traz problemas a algumas espécies.

O estudo teve em conta os impactos das infra-estruturas eólicas em 10 das principais espécies de aves britânicas, incluindo algumas que sofrem, actualmente, com uma diminuição da sua população, e concluiu que elas podem co-existir com as turbinas. No entanto, há que repensar a fase de construção.

“[O estudo] demonstra que pode haver um impacto significativo na fase de construção, por isso a construção no local certo é absolutamente chave. Mas o estudo também demonstrou que as turbinas não são trituradoras de pássaros. Não há nenhum impacto no girar da lâmina”, explicou Martin Harper, director de conservação da RSPB.

O estudo foi desenvolvido por quatro naturalistas e ornitólogos da RSPB, da Scottish Natural Heritag e da BTO (British Trust for Omithology).

“Foi uma surpresa para nós verificar que o impacto dos parques eólicos acontece na fase de construção e não na operação em si”, comentou James Pearce-Higgins, principal ecologista do BTO.

A publicação desta notícia no blog vem no seguimento da questão mencionada na última aula prática sobre as consequências dos parques eólicos localizados em áreas protegidas, no caso a nível das aves. 

www.greensavers.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário