quinta-feira, 26 de abril de 2012

Energia renovável é o sector com mais investimento directo estrangeiro em 2011


A energia renovável foi o sector que mais cresceu em termos de investimento directo no estrangeiro em 2011, segundo o relatório. The FDI report 2012 – Global greenfield investment trends. A energia renovável tornou-se o sector líder em investimento de capital na Europa em 2011, e foi o segundo maior sector na América do Norte.
O número de projectos aumentou 20 % e o investimento de capital aumentou 40,7 por cento. A criação de empregos associados a estes projectos cresceu também 54%.
 Em contraste, o número de projectos em carvão, petróleo e gás natural caíram 6 % em 2011, com uma diminuição global de 54 % entre 2008 e 2011.
As alterações climáticas, o esgotamento dos recursos naturais e as oportunidades para as energias renováveis estão entre os temas globais mais importantes da última década, altura em que se verificaram anos de grandes incentivos fiscais e subsídios dos governos encorajando o rápido crescimento do sector.
No entanto, pode ler-se no relatório, na esteira da crise económica global, os preços do petróleo caíram e os orçamentos governamentais foram cortados, reduzindo os incentivos disponíveis para as empresas de energia renovável. Com a procura de energia renovável sob pressão e com um crescimento enorme na capacidade de produção para as indústrias de energia solar e eólica na China, os preços dos principais componentes caíram drasticamente levando a várias falências das principais empresas de energia renovável.
O relatório revela ainda que o investimento directo no estrangeiro em volume de projectos aumentou quase seis vezes de 2003 e 2011 nas energias renováveis. Este é o crescimento mais rápido de todos os sectores em investimento directo no estrangeiro. Em 2011, o investimento em energia renovável era de 77 mil milhões de dólares.
Se os motores, turbinas e componentes solares que alimentam o sector fossem incluídos, o total de investimento em 2011 subiria para os 91 mil milhões de dólares.
O mesmo documento revela que os EUA foram o país líder no investimento em projectos de energia renovável em 2011, atraindo 11 por cento dos projectos globais no sector, seguida pelo Reino Unido com 9 por cento dos projetos.

Para uma análise mais detalhada do Relatório em apreço: http://www.fdireports.com/home/index.cfm?CFID=3539752&CFTOKEN=87175316

Fonte: Portal Ambiente Online

Sem comentários:

Enviar um comentário