sábado, 21 de abril de 2012

Rock in Rio – Um festival Sustentável


Rock in Rio – Um festival Sustentável
            Contanto com mais de 20 anos de história, e com 10 edições, o Rock in Rio assume-se como o maior evento de música e entretenimento do Mundo. Ao longo desses anos muitas vontades e ambições mudaram, e desde 2006 que assumiu uma postura de preocupação ambiental, pretendendo criar um evento sustentável e desse modo existisse uma compensação ambiental pelos danos causados. Para além de assumir essa atitude, houve um igual investimento em formação e em motivação, de que serão exemplos o “PRÉMIO ROCK IN RIO ATITUDE SUSTENTAVEL” e a parceria estabelecida com  o Green Project Awards (GPA).
            Para além de todas as preocupações com as emissões, quer de gazes quer de ruido, parece que também terá uma grande importância a questão dos resíduos (quer com a redução, quer com o tratamento).
            Com este tópico, não pretendo avaliar as grandes vantagens desta preocupação e deste investimento pois essas parecem-me obvias, o que eu verdadeiramente pretendo com este tópico é, por um lado, dar a conhecer aos colegas o projecto de sustentabilidade deste evento e por outro lado, reiterar o meu apoio a estas medidas ambientais, que para além de um grande impacto ao nível do marketing, também terão uma grande relevância naquilo que hoje é mais difícil, a “consciência ecológica”

“PLANO DE SUSTENTABILIDADE
Com o mote Por um Mundo Melhor (desde 2001), o Rock in Rio voluntariamente sempre procurou o pioneirismo no seu modelo de negócios, visando uma actuação ambiental e socialmente responsável. Aliado ao facto de ser um evento internacional, com edições em 3 países, dois dos quais países europeus, ao longo do caminho a organização decidiu voluntariamente aplicar boas práticas ambientais e sociais definidas pela regulamentação europeia.
COMPENSAÇÃO: CARBONO ZERO
Em 2006, o Rock in Rio assumiu o compromisso de não ser apenas o maior festival do mundo, mas ser também o mais ambientalmente responsável. Como? Compensando as emissões de gases de efeito estufa geradas pelo festival, alcançando o índice de Carbono Zero. Este compromisso mantém-se até hoje, em todas as edições do evento nos três países em que ocorre.
O índice Carbono Zero é alcançado quando a quantidade de dióxido de Carbono (CO2) emitida é igual à quantidade absorvida pela natureza através das plantas, que usam CO2 para realizar a fotossíntese.
Na conta do Rock in Rio, auditada pela consultora Deloitte, entram desde emissões geradas pela deslocação de bandas, público e mercadorias e a energia gasta na produção até o consumo e a geração de resíduos durante o festival.
Desde 2006, mais de 40 mil árvores foram plantadas para compensar as emissões geradas pelo Rock in Rio. Além disso, o Rock in Rio já participou em projectos de melhoria de condições ambientais de indústrias no Brasil. Numa acção de sensibilização o Rock in Rio desde 2010 que entrega certificados Carbono Zero aos artistas.
REDUÇÃO DE EMISSÕES
Mas se compensar é importante, reduzir as emissões é fundamental. Por isso, em 2008 o Rock in Rio passou a adoptar o Manual de Boas Práticas, uma guia com 18 medidas a serem adoptadas por todos os envolvidos na realização do festival para reduzir o impacto ambiental do Rock in Rio e ter de compensar apenas as emissões inevitáveis.
Com isso, o festival conseguiu reduzir em mais de 21% a quantidade de dióxido de carbono emitido na realização do Rock in Rio-Lisboa 2010 em relação à edição de 2008: foram 3.845 toneladas de CO2 em 2010, frente a 4.686 toneladas dois anos antes. Nas próximas edições, o objectivo é reduzir ainda mais.
Uma das medidas que mais contribui para a redução da emissão de CO2 é o uso de transporte colectivo pelo público para ir ao evento e voltar para casa: calcula-se que mais de metade das emissões ocorram nesta deslocação. Por isso, o Rock in Rio lançou a campanha "EU VOU de transportes públicos" e elaborou um esquema especial de transporte para encorajar o público a deixar o carro em casa na sua ida e volta ao festival, a cada edição do mesmo.
Desde 2008 o Rock in Rio é também um evento 100R, um selo da Sociedade Ponto Verde que certifica o correto encaminhamento para reciclagem dos resíduos produzidos pelo evento em todas as suas fases, montagem, evento e desmontagem. Em relação aos resíduos na fase de desmontagem, numa óptica de optimização dos materiais, no final do evento é feita uma análise do que pode ser reaproveitado para outras edições, de seguida permite-se a outros eventos e instituições que venham recolher o que a organização não conseguiu reutilizar e só depois estes resíduos são reencaminhados para reciclagem.
ENVOLVIMENTO DOS PARCEIROS
O Rock in Rio procura também envolver todos seus stakeholders, a quem chama de parceiros, na adopção de iniciativas sustentáveis. Para isso, desde 2008 o evento promove um concurso de boas práticas, que destaca as organizações, fornecedores, lojas e stands presentes na Cidade do Rock, que mais contribuem para o ambiente e para a pretendida redução na emissão de gases com efeito de estufa derivados do evento.
Em todas as edições lança acções de sensibilização de cariz social e ambiental para o público do evento e para toda a comunidade nacional nos países onde ocorre, sendo toda a verba arrecadada aplicada ao nível nacional.
Em Lisboa, envolve os moradores nas suas acções e promove a empregabilidade através duma bolsa de emprego para os locais que se inscrevem directamente na Cidade do Rock para diversas funções a desempenhar durante o período de montagem, evento e desmontagem, a organização entende que os mesmos devem ser envolvidos na festa do Rock in Rio e doa aos moradores cerca de 2.000 bilhetes para assistirem ao evento.  Para além dos locais o Rock in Rio cria durante os dias de evento cerca de 3.000 empregos directos em cada edição.
Não esquecendo a sua equipa, todos os anos se realizam acções de cariz social e/ou ambiental, sendo as últimas a participação no Limpar Portugal em 2010 e doação de 10 toneladas de alimentos às vítimas das cheias no Rio de Janeiro. Para além dum concurso interno para apuramento do colaborador com atitude mais sustentável no seu dia-a-dia, com o intuito de divulgar as boas práticas. A equipa tem ainda condições de conciliação da sua vida familiar com profissional através da possibilidade de trabalho a partir de casa sempre que necessário e possível, assim como de flexibilidade de horários.

COMPROMISSOS PARA 2012
Para 2012 a organização definiu 3 objectivos principais, para além dos compromissos assumidos, que são de aumentar a taxa de reutilização e de reciclagem dos resíduos produzidos; de trabalhar em maior proximidade com os nossos parceiros na adopção de melhores práticas e de diminuir a pegada carbónica da deslocação do público através da criação dum projecto de mobilidade integrado.
Com estas acções, o Rock in Rio quer reafirmar o seu compromisso com a sustentabilidade e convidá-lo a si, fã do evento, a repensar as suas atitudes do quotidiano para torná-las cada vez mais sustentáveis e em sintonia com um desenvolvimento equilibrado. Afinal, este é o primeiro passo para unir as nossas forças e atitudes Por um Mundo Melhor.”
         Para além disto, sugiro a consulta do site www.rockinriolisboa.sapo.pt, que no separador relativo ao projecto social nos apresenta a versão integral desse plano de sustentabilidade.

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