domingo, 29 de abril de 2012

Investimento nas energias renováveis



BEI emprestou quase 2 mil milhões de euros



"O Banco Europeu de Investimento (BEI) concedeu um volume total de financiamento 1.970 milhões de euros para projetos em Portugal, em 2011, a maioria destinados ao setor energético e às linhas de crédito para PME da banca.
Face aos 3.413 milhões de euros emprestados pelo BEI para financiar projetos em Portugal em 2010, houve uma queda homóloga de 42 por cento. O pico foi atingido em 2009, quando a entidade canalizou a verba recorde de 3.748 milhões de euros para o país.
"Em 2011, o volume de financiamento em Portugal diminuiu, acompanhando o regresso progressivo da atividade geral do BEI nos países da União Europeia (UE) aos níveis de financiamento anteriores (2008), após o esforço excecional temporário realizado no período 2008-2010 com o objetivo de contribuir para o plano de relançamento da economia europeia", sublinhou o BEI no seu relatório dedicado a Portugal.
Para este ano, a entidade estima que "os financiamentos deverão ficar um pouco abaixo dos valores concedidos em 2011, concentrando-se nos investimentos com maior impacto no crescimento".
Do volume total de financiamento concedido pelo BEI a Portugal no ano passado, 1.800 milhões de euros destinaram-se a projetos localizados nas regiões de convergência do país.
O apoio ao setor da energia representou 647 milhões de euros (32 por cento do total), tendo a Energias de Portugal (EDP) recebido 300 milhões de euros para financiar o reforço de potência de duas centrais hidroelétricas (Alqueva e Venda Nova).
No quadro de apoio às energias renováveis, o banco também concedeu um empréstimo de 260 milhões de euros à Eólicas de Portugal (ENEOP) para a construção de 14 parques eólicos.
Já para o apoio às pequenas e médias empresas (PME) foram disponibilizados pelo BEI 425 milhões de euros (22 por cento), "canalizados através dos seus parceiros financeiros habituais (Banco Popular Portugal, Banco Português de Investimento e Santander Totta). Nos últimos três anos, o montante destinado para este segmento pelo BEI aos bancos portugueses chegou aos 1.400 milhões de euros.
De resto, o financiamento para o setor das telecomunicações teve um peso de 12 por cento, para os transportes de 10 por cento, para a saúde e educação de 8 por cento, para as infraestruturas urbanas de 6 por cento, idêntico ao canalizado para a água e saneamento, e para os serviços de 4 por cento.
Dentro das telecomunicações, destaque para o financiamento de 240 milhões de euros dado à Portugal Telecom para financiar o programa de investigação, desenvolvimento e inovação da empresa, assim como investimentos na rede de banda larga de alta velocidade.
Nos transportes, nota para o financiamento de 70 milhões de euros atribuídos ao projeto de desenvolvimento do porto de Leixões, na linha dos objetivos de convergência e de desenvolvimento das redes transeuropeias de transportes (RTE).
Além disso, foram criados três fundos de desenvolvimento urbano JESSICA em Portugal destinados a apoiar projetos de regeneração urbana em todos os países, num montante de 125 milhões de euros, que, somados aos já mencionados 1.970 milhões de euros canalizados para projetos em Portugal, perfazem um valor total de 2095 mil milhões de euros."

Diário de Notícias, 29 de Abril 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário