domingo, 22 de abril de 2012

Dia Mundial da Terra


Comemora-se hoje, dia 22 de Abril, o Dia Mundial da Terra. Este dia, a nível ambiental constitui uma data muito importante, tal como o Dia Mundial do Ambiente, dia 5 de Junho. São datas que pretendem promover o desenvolvimento sustentável, alertando a população mundial para a necessidade premente da preservação do meio ambiente.


“(…) Dia 22 de abril, comemora-se pela 42ª vez o Dia da Terra. Trata-se de uma celebração que surgiu pela mão do senador norte-americano Gaylord Nelson em 1970, que teve como objetivo colocar as questões ambientais na agenda política.
A data, que é considerada o nascimento do movimento ambientalista tornou-se um evento à escala mundial em 1990, quando mobilizou 200 milhões de pessoas em 141 países.
Em 2012, o mote é “Mobilizar a Terra” e a celebração deste ano pretende reunir as vozes de todos os que estão insatisfeitos com a inércia dos governos no que toca à proteção e preservação do Ambiente num apelo global para que todos, desde os indivíduos às organizações, passando pelos governos atuem no sentido de garantir um futuro sustentável.
Nesta sua missão de “Mobilizar a Terra”, Earth Day Network, que gere as comemorações do dia da Terra a nível global contando com 22 mil parceiros em 192 países, apoia várias campanhas entre as quais se inclui uma iniciativa que pretende a generalização do recurso às energias limpas.
Intitulada “Renewable Energy for All”, esta campanha aproveitará o Dia da Terra para promover o aproveitamento das energias renováveis e reunir o apoio necessário para exigir que da cimeira Rio +20, que terá lugar em junho próximo, resultem avanços significativos nesse sentido.”

“Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.
A celebração anual do Dia Internacional da Mãe Terra honra nosso único planeta e o lugar dos seres humanos nele. É também uma chamada de atenção contra o descaso humano com os ecossistemas e recursos naturais que dão apoio à vida.
Em junho, o mundo se reunirá no Rio de Janeiro para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). A primeira Cúpula da Terra em 1992 nos deu importantes convenções juridicamente vinculativas, o abrangente projeto Agenda 21 e o avanço conceitual de desenvolvimento sustentável. A Rio+20 nos oferece uma oportunidade para a mudança similar em curso – para uma mudança de paradigma muito necessária e um novo compromisso para implementação.
Nos próximos 20 anos, o mundo precisará de pelo menos 50% mais alimentos… 45% mais energia… 30% mais água… e muito milhões de novos empregos. Nosso desafio na Rio+20 e além é assumir uma abordagem holística e integrada para estes desafios – guiar com tais inter-relações que as soluções para um problema se traduzam em progresso para todos.
Escolhas difíceis porém necessárias estão pela frente. Nós precisamos de um resultado que seja simultaneamente prático e transformador. Devemos usar a Rio+20 para promover o respeito pela natureza e cultivar o ambiente – natural e social – no qual todas as crianças sintam-se seguras e todas as pessoas possam prosperar. A Mãe Terra pertence a todos nós; a Rio+20 é uma oportunidade em uma geração que todos nós devemos aproveitar.”



Já em relação ao Dia Mundial do Ambiente, “a criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar de assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.
A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, em que a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.
Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.
A importância da data está relacionada às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.”


“(…) O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), anunciou o Brasil como o país sede para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente em 2012. A data, celebrada em 5 de junho, terá como tema “Economia Verde: Ela te inclui?”, para que pessoas de todas as partes do mundo possam avaliar onde a Economia Verde se encaixa no seu dia-a-dia.
Segundo o Subsecretário Geral da ONU e Diretor Executivo do PNUMA, Achim Steiner, “ao celebrar o WED no Brasil em 2012, estamos voltando às raízes do desenvolvimento sustentável contemporâneo para criar um novo caminho que reflita as realidades, mas também as oportunidades do novo século”. (…)
Em 2012, o Brasil ainda irá sediar a Conferência das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável, mais conhecida como Rio +20 “em que líderes mundiais e nações se reencontrarão para desenhar um futuro que faça do desenvolvimento sustentável uma prática bem-sucedida – um futuro que pode fazer crescer economias e gerar trabalhos decentes sem pressionar os limites do planeta”, adicionou Steiner. (…)”


“Só com modelos produtivos e um desenvolvimento justo e sustentável, baseado num diálogo social e na solidariedade intergeracional, se poderão dar respostas às necessidades do presente com um olhar no futuro e fazer da Terra um lugar onde seja bom viver.”



Sem comentários:

Enviar um comentário