terça-feira, 24 de abril de 2012

Shibam - um exemplo de planeamento urbano


A questão do ordenamento do território está directamente ligada com o direito do ambiente.
Shibam, localiza-se em Hadramaut, Lémen, país pobre do Oriente Médio e cuja cultura não favorece muito a intensificação do turismo, foi declarada Património Mundial da Humanidade pela Unesco em 1982.
Shibam foi durante muito tempo a capital do Reino de Hadramaut, Lémen. A maior parte das construções são torres e edifícios elevados datados do século XVI, época em que a cidade era assolada por ataques de beduínos e era necessário desenvolver uma técnica de construção que possibilitasse proteger os seus habitantes. É localizada no meio de uma grande planície, que abriga 7.000 pessoas. A maioria dos edifícios foram reconstruídos sobre a pedra original, que podem ter mil anos de idade. No total, existem cerca de 500 edifícios de 5-6 andares, e alguns que chegam ao oitavo andar. O planeamento da cidade rigoroso com base no princípio de construção vertical é excepcional e um exemplo de uma cultura tradicional, mas vulnerável. Essas construções elevadas deram a Shibam, a mais antiga cidade de arranha-céus do mundo, o título de "Manhattan do deserto". É também mais antigo exemplo de planeamento urbano baseado no princípio da construção vertical. Shibam existe há aproximadamente 2000 anos.
A cidade foi construída sobre uma colina, que lhe permitiu escapar a inundações devastadoras de Wadi Hadramaut e se tornar a capital do território depois da destruição de capital pré-islâmica antiga, Shabwa, em 300 dC. A sua planta é trapezoidal, quase rectangular, e é cercada por muros de barro dentro do qual se desenvolve um bloco de habitações, também construído a partir de terra,  que foram dispostos em malha ortogonal. As construções foram feitas de adobe (tijolo cru, seco ao sol, às vezes "reforçado" com fibras naturais). Devido a relativa fragilidade do material dos blocos e a antiga técnica de construção, os prédios necessitam de manutenção constante para protegê-los da chuva e da erosão. A cidade foi muito afectada pelas inundações de 2008, que atingiram o Iémen. Em 23 de outubro de 2008 e prolongando-se durante vários dias, chuvas torrenciais castigaram o Vale do Hadhramaut, o principal rio na região leste do Iémen. As águas pluviais lavaram “os cânones do platô” até o vale árido, lar da agricultura ancestral de oásis e de um património cultural único. A inundação isolou totalmente a cidade de Shibam, uma localidade declarada como património da humanidade pela UNESCO. A cidade de Shibam é cercada de muralhas nos quatro lados. As águas da inundação afectaram somente um lado da cidade, porém inundou e destruiu a rua principal, isolando totalmente Shibam e um lado do vale.

Link UNESCO: http://whc.unesco.org/en/list/192





Sem comentários:

Enviar um comentário