terça-feira, 10 de abril de 2012

Ecoprogresso promove adaptação às alterações climáticas no sector privado

Ecoprogresso promove adaptação às alterações climáticas no sector privado

2012-04-10
A adaptação às alterações climáticas no sector privado é o grande enfoque da Ecoprogresso para este ano. A mitigação está já «muito bem integrada» nas empresas privadas, como se espelha nos mais variados índices climáticos, explica ao AmbienteOnline Ana Martins, coordenadora da Área de Gestão Estratégica para as Alterações Climáticas da Ecoprogresso. Já a adaptação é uma matéria que tem ainda de ser «muito trabalhada» junto das empresas privadas.

A ideia da adaptação é minimizar o risco ao nível da cadeia de valor dos clientes, avança a responsável da consultora. Mas como o sector privado ainda não está muito sensibilizado para este tipo de preocupações, a Ecoprogresso tem já programado uma série de workshops destinados ao sector agrícola e agroalimentar, turismo e serviços. A primeira destas iniciativas, agendado para Maio está vocacionado para a agricultura, segmento onde o impacto das alterações climáticas é muito importante. «O nosso grande objectivo é colocar o tema na agenda nas empresas privadas, pois a administração central já está mais sensibilizada, como se vê com a elaboração de vários planos relacionados com alterações climáticas», explica Ana Martins.

Assim, estas iniciativas visam partilhar know-how com as empresas, apresentar boas práticas, de modo a que as empresas definam estratégias de adaptação, definindo prioridades e medidas a desenvolver a médio e longo prazo. Para garantir o máximo de conhecimento nestes domínio a Ecoprogresso tornou-se na primeira entidade portuguesa a integrar o Programa Nairobi das Nações Unidas, que visa precisamente a partilha de conhecimento na adaptação às alterações climáticas para o sector privado.

Sem comentários:

Enviar um comentário