terça-feira, 10 de abril de 2012

A “Pegada de Água” (Water Footprint)

Em 2002, foi introduzido um novo indicador de consumo de água que contabiliza a quantidade de água utilizada nos bens e serviços consumidos pelos habitantes de um país, tendo em consideração os fluxos com outros países.
 A Pegada de Água (Water Footprint) é, assim, um indicador que mostra quanta água é realmente necessária para sustentar uma população.

O conceito de Pegada de Água inclui informação baseada no conceito de Água Virtual, definida como o volume de água necessário para produzir um bem ou serviço. Para calcular a Pegada de Água de um país, é indispensável considerar também os fluxos de água que entram ou saem do país através das importações e exportações de produtos e serviços. A Pegada de Água Interna refere-se à utilização dos recursos hídricos do país para produzir os bens e serviços consumidos pelos seus habitantes, enquanto que a Pegada de Água Externa aponta a quantidade de recursos hídricos utilizados noutros países para produzir os bens e serviços que são posteriormente consumidos por estes habitantes. Adicionalmente, a Pegada de Água inclui dados referentes não só à utilização das águas superficiais e subterrâneas (blue water), mas também à água retida no solo (green water) e o volume de água poluída (graywater) que entra no sistema após a sua utilização nas diferentes actividades.


Cada produto, sua exigência
No sector agrícola, o arroz é a cultura que exige maior utilização de água, cerca de 21% do total utilizado na agricultura, seguido pelo trigo (12%) e pelo milho (9%). Estes valores dependem não só da quantidade produzida a nível mundial, mas também da necessidade de água de cada um dos produtos, dos processos de transformação e das características dos locais onde são produzidos (clima, tecnologia aplicada, etc.). Os produtos animais, por outro lado, implicam um consumo de água mais elevado, devido à alimentação, ao consumo de água directa pelos animais e à água utilizada nos serviços de apoio à produção. À medida que subimos na cadeia de produção, a quantidade de água exigida é maior. Os produtos industriais consomem, em média, 80 litros de água por cada dólar, variando significativamente por país (Estados Unidos – 100 litros; Alemanha – 50 litros; Japão – 15 litros; China – 25 litros).


Cada país, sua Pegada
A Pegada de Água média global é de 1243 m3 por pessoa por ano; este valor varia muito por país. A China e a Índia, por serem países muito populosos, têm Pegadas de Água inferiores; os Estados Unidos são o país com a maior Pegada; Portugal tem uma Pegada relativamente elevada, comparada com outros países europeus. Quanto maior o nível de desenvolvimento de um país, maior o consumo de produtos e maior a Pegada de Água.



O que fazer para reduzir a Pegada de Água?
À semelhança do que acontece com a Pegada Ecológica e a Pegada de Carbono, têm sido apresentadas, nos últimos anos, sugestões para reduzir a Pegada de Água, incluindo a possibilidade de um compromisso de neutralidade em relação à utilização de água (Water Neutral), através da redução do consumo e da compensação pela sua utilização e pela poluição provocada. Um sistema de cálculo de Pegadas e de mecanismos de compensação está em discussão entre várias ONG’s, empresas e grupos académicos, com o intuito de implementar medidas que permitam atingir o nível de sustentabilidade necessário para os recursos hídricos.
A redução da Pegada de Água, indispensável para garantir a sustentabilidade dos recursos hídricos a nível mundial, pode ser alcançada de diversas maneiras, entre as quais o aumento da eficiência na utilização de água no sector agrícola (através do melhor aproveitamento da água da chuva e de alterações nos sistemas de irrigação, por exemplo) e a mudança nos hábitos e padrões de consumo doméstico. A sensibilização dos consumidores é extremamente importante, tendo em consideração que a maioria das pessoas não sabe quanta água é gasta para criar os produtos que consome e como é que pode reduzir este fardo sobre os recursos hídricos do planeta.

Sem comentários:

Enviar um comentário