quinta-feira, 19 de abril de 2012

Energie ganha certificação WRAS no Reino Unido




A Energie conquistou a certificação WRAS – Water Regulations Asvisory Scheme, para os seus produtos. Segundo a empresa, esta é a certificação mais exigente atribuída em nome da indústria de abastecimento de água no Reino Unido, em consonância com o Governo, e visa avaliar a conformidade dos produtos, neste caso dos painéis solares da Energie, com os regulamentos daquele país.
«A partir de agora, os nossos produtos constarão de uma lista, feita naquele país, onde constam equipamentos e acessórios de excelência no sector dos painéis solares», diz a empresa em comunicado.
O presidente da Energie, Luís Rocha, sublinha que este reconhecimento internacional vai permitir uma «maior abertura ao mercado internacional».
A Energie foi fundada em 1981 e é detentora exclusiva da patente do produto e líder mundial na fabricação de painéis solares termodinâmicos, estando presente num total de 35 países, espalhados pelos quatro continentes.



Esta notícia parece fulcral no domínio do Direito do Ambiente. Os painéis solares termodinâmicos ENERGIE conseguiram superar a limitação dos painéis solares tradicionais,  possibilitando a elevação da temperatura da água com alta eficiência e grande economia de energia quer nos dias de chuva ou mesmo em períodos nocturnos.
Um dos aspectos inovadores reside no facto de pelo painel solar passar um fluido ecológico à temperatura de -20ºC, permitindo desta forma a captação da energia solar e maior absorção da energia ambiente ou seja do sol, da chuva e do vento, 24 horas por dia 365 dias por ano. O líquido ecológico que circula num circuito fechado, a temperaturas negativas, capta o calor nos painéis solares e em seguida liberta-o na água através de um permutador de calor.
Sem dúvida que este sistema é “verde”, dando um passo significativo no combate ao aquecimento global. São reduzidas as emissões de dióxido de carbono, preservando o meio ambiente e garantindo o desenvolvimento sustentável. Apresenta-se, assim, como uma alternativa válida para satisfazer as necessidades futuras do planeta, demasiado dependente de fontes de energia em declínio acentuado (combustíveis fósseis) e de outras fontes de energia com impactos ambientais graves (nuclear).
Além disso, é um sistema com evidentes vantagens económicas, visto que se assume como um equipamento de baixo consumo e de alta eficiência energética.
Espera-se que este reconhecimento venha trazer essa maior “abertura ao mercado internacional”, pois os painéis solares termodinâmicos são, sem dúvida, uma forte aposta ambiental.

Sem comentários:

Enviar um comentário