terça-feira, 10 de abril de 2012

ECOTURISMO

Trata-se de uma vertente do turismo,  cuja especialidade  é o facto de ser  ecológico, tratando-se, portanto, de um turismo ecológico. O ecoturismo carateriza-se por privilegiar os ecossistemas, a vida selvagem e a Natureza no seu estado natural e desenvolve-se  em áreas naturais , com o objectivo de oferecer ao turista a possibilidade de admirar, estudar e conhecer as plantas, ouvir e observar os animais e as marcas culturais do passado e do presente.
É praticado em zonas protegidas e, por isso, ao turista é imposto um conjunto de regras que devem ser cumpridas, de modo a assegurar a preservação dos ecossistemas no seu estado natural e a vida selvagem.
O ecoturismo constitui uma prática menos explorativa e agressiva do meio-ambiente, assim como, uma forma de minimizar o seu próprio impacto ambiental. Tem como vantagens patrocinar a conservação ambiental e patrocinar projectos que promovam igualdade nas comunidades locais e, ainda, contribuir para um aumento do conhecimento cultural e ambiental e do entendimento intercultural. No entanto, este tipo de turismo também acarreta riscos pois, se não for efectuado de forma cuidada, a massificação de uma indústria eco-turística nas zonas de menor densidade pode ter o efeito de descaracterizar os próprios locais, levando a um patamar de desumanização.

O termo Ecoturismo surge associado a uma filosofia de desenvolvimento equilibrado, a uma forma de utilizar o potencial turístico do local para gerar riqueza, a par da preservação e valorização das qualidades ambientais da região.

Em Portugal, o ecoturismo é “uma actividade com forte potencial no contexto nacional e com grandes possibilidades de crescimento em outros contextos, nomeadamente nos países de língua oficial portuguesa. As potencialidades por explorar em Portugal, como sejam a elevada biodiversidade, o património natural e cultural e as paisagens, a abundância de locais com elevada qualidade ambiental e uma cultura rural ainda relativamente bem preservada, deverão acompanhar a procura crescente de práticas turísticas alternativas a nível mundial e uma necessidade cada vez maior de introduzir estes tipos de turismo como motor de desenvolvimento local e regional”.


Mandamentos do Ecoturismo 

Dez Mandamentos do Ecoturista
1. Amarás a Natureza sobre todas as coisas.
2. Honrarás e preservarás o bom humor.
3. Estarás sempre pronto a colaborar.
4. Serás capaz de te adaptares aos imprevistos.
5. Utilizarás os serviços dos guias credenciados.
6. Não reclamarás.
7. Não invocarás o nome do guia em vão para perguntar se falta muito para chegar.
8. Não matarás mosquitos, formigas e carrapatos.
9. Não considerarás chuvas, atoleiros ou pontes quebradas como imprevistos.
10. Não poluirás o meio ambiente.


Cinco Mandamentos do Ecoturismo

1. Da natureza nada se tira a não ser fotos.
2. Nada se deixa a não ser pegadas.
3. Nada se leva a não ser recordações.
4. Andar em silêncio e em grupos pequenos.
5. Respeitar uma distância dos animais, evitando gerar stress.





Sem comentários:

Enviar um comentário