sexta-feira, 13 de abril de 2012

Madrid Ecocity 2012 - Competição urbana de veículos movidos a energias alternativas

          Madrid Ecocity 2012 - Competição urbana de veículos movidos a energias alternativas
         "Durante o fim-de-semana de 14 e 15 de Abril, a capital espanhola vai receber o Madrid Ecocity, um evento organizado pela Last Lap em Espanha com o objectivo de promover a mobilidade sustentável e dar a conhecer ao público em geral de que forma fazem parte da nossa sociedade as energias renováveis.
            Os visitantes deste evento que terá lugar na zona de Principe Pío - Madrid Rio - vão ter a oportunidade de conhecer em primeira mão novos meios de transporte sustentável. No local vão encontrar uma zona de experimentação onde será instalado um parque de boxes com carros eléctricos e híbridos, motas e quads eléctricos, citybikes e bicicletas eléctricas, skates e patins elétricos e protótipos solares. Os presentes poderão experimentar qualquer um destes veículos num circuito de experimentação integrado neste espaço.”
            “O grande centro das atenções será a primeira competição urbana na europa de veículos movidos por energias alternativas, desenvolvidos por institutos e universidades depois de vários anos de investigação e experimentação. As 21 equipas participantes, entre as quais se encontram quatro equipas portuguesas provenientes de várias zonas do país (Viseu, Barcelos, Guarda, e Beira Interior), serão distribuídas em duas categorias: Protótipos (15) e Urban Concepts (6). Dentro destas duas categorias os veículos vão poder funcionar recorrendo a diferentes fontes de energia (Diesel, gasolina 95, Etanol 95, Bateria de combustível – Hidrogénio, Veículos elétricos (Plug-in) e energia solar).
Para além do espaço de experimentação estará disponível uma zona de exposição interactiva na qual os visitantes poderão aproveitar para enriquecer os seus conhecimentos sobre os recursos naturais como fonte de energia alternativa, novas tecnologias, novidades de design e redução do impacto no meio ambiente
Conferência "Madrid Ecocity. A mobilidade sustentável"
Por outro lado, no dia 12 de Abril, vai decorrer a conferência de debate e mesa redonda "Madrid Ecocity. A mobilidade sustentável" na qual estarão presentes vários presidentes das câmaras de várias cidades espanholas. A presidente da câmara de Madrid, Ana Botella, vai fazer a abertura da conferência no Palacete dos Duques de Pastrana, em Madrid. Este encontro tem como objectivo fomentar o debate sobre as "ecocidades". Alguns dos representantes mais influentes do panorama empresarial espanhol darão a sua visão sobre os novos objectivos, desafios, inovação, etc.”

Mais informações no site http://www.madridecocity.es/

                 A grande questão que está aqui em causa, na minha opinião, é uma tomada de consciência ao nível ambiental, apostando-se desse modo em inovar e em criar novos projectos que a longo prazo poderão representar uma verdadeira melhoria nas condições ambientais. As competições automobilísticas têm tido um importante papel nesta questão ambiental a prova disso é que  por um lado, estas competições onde o resultado não será o mais importante, são grande marcas de marketing e alvo de uma grande cobertura mediática, o que acabará por se traduzir nessa tomada de consciência. Por outro lado, parece que partirão daqui as grandes inovações que serão a curto prazo incorporadas nas viaturas que chegam aos stands comerciais.
                 Na minha opinião estamos perante uma notícia com grande relevo para a nossa disciplina exactamente por se apostar num desenvolvimento sustentável e num desenvolvimento de aspectos que acabarão por reduzir as emissões no sector dos transportes – um dos mais poluentes e que mais degrada o meio ambiente.




Sem comentários:

Enviar um comentário