quarta-feira, 4 de abril de 2012

"Minuto Verde" em Cabo Verde


Na sequência do um assunto abordado na conferência “O futuro dos serviços públicos de água” pela Doutora Madalena Neves, embaixadora de Cabo Verde, nomeadamente, a escassez de água naquele país, parece-me importante, fazer aqui, uma referência a esta questão.
Apesar de  rodeado por água, Cabo Verde é um país com graves problemas em matéria de recursos hídricos. Isto deve-se ao facto de o país ter pouca pluviosidade, assim como, às más políticas de gestão de recursos e à falta de informação e de educação ambiental dos cidadãos cabo-verdianos.

Embora Cabo Verde disponha de um quadro normativo, amplo e abrangente relativamente às componentes ambientais, o que espelha uma grande preocupação do legislador em proteger a natureza e em manter o equilíbrio ecológico ( EXEMPLO: Artigo 72º (Direito ao ambiente) da CR de Cabo Verde :

1.Todos têm direito a um ambiente sadio e ecologicamente equilibrado e o dever de o 
defender e valorizar.  
2.Para garantir o direito ao ambiente, incumbe aos poderes públicos:  
a)               Elaborar e executar políticas adequadas de ordenamento do território, de 
defesa e preservação do ambiente e de promoção do aproveitamento racional de todos os 
recursos naturais, salvaguardando a sua capacidade de renovação e a estabilidade 
ecológica; 
b)              Promover a educação ambiental, o respeito pelos valores do ambiente, a luta 
contra a desertificação e os efeitos da seca. ),  as leis aprovadas são pouco divulgadas e conhecidas, o que se traduz, consequentemente, num conhecimento limitado, tanto do cidadão comum, como, por vezes, dos dirigentes, funcionários e agentes da Administração Pública. Acontece ainda que, muitas vezes, as leis e os regulamentos são acentuadamente complexos, o que os torna ininteligíveis para uma grande parte da população.
Acrescenta-se, ao elenco de razões apresentado, a falta de interesse e/ou hábito da maioria dos cidadãos, em informar-se sobre esta matéria.
Assim sendo, é de louvar a iniciativa da QUERCUS por transpor o programa ambiental “Minuto Verde” para Cabo Verde, com emissão, já a partir de sexta-feira, dia 6 de Abril.
Este é, sem sombra de dúvida um passo muito importante na protecção da fauna e da flora de um país com muito para oferecer pois, como se sabe, a televisão é um meio de transporte de informação poderosíssimo que neste âmbito, poderá fazer a diferença, porque a informação chegará facilmente aos seus destinatários e permitirá que eles adquiram os conhecimentos, os valores, os comportamentos e os hábitos necessários para participar responsável e eficazmente na prevenção e solução dos problemas ambientais .
Em suma, a harmonia social, económica e ambiental, característica da sustentabilidade, só será atingida em Cabo Verde, quando a consciencialização e a educação ambientais forem promovidas no país, com toda a força.
Para finalizar, referir apenas que, depois de Cabo Verde, o programa “Minuto Verde” será gravado em Moçambique, estando prevista a gravação de aproximadamente 20 episódios, divididos entre a região de Maputo e o Parque Nacional da Gorongosa.


Fontes:
http://www.quercus.pt/scid/webquercus/defaultArticleViewOne.asp?categoryID=567&articleID=3792



Sem comentários:

Enviar um comentário