segunda-feira, 9 de abril de 2012


O problema da sobre-exploração dos Recursos Naturais Renováveis

A sobre-exploração é muitas vezes a causa da extinção ou da exaustão económica de recursos naturais. O conhecimento da dinâmica populacional e monitorização das espécies exploradas é indispensável para a sua conservação através do uso sensato.

Os recursos naturais renováveis devem ser geridos de uma forma sustentável para que correspondam à sua designação e para que seja possível renovarem-se ao longo do tempo. No entanto, actualmente, assiste-se ao risco de exaustão de alguns destes devido à sua sobre-exploração.

Os recursos naturais renováveis abrangem organismos vivos, como peixes ou árvores, mas também abrangem sistemas inanimados, como a água e o ar. Uma vez que estes nos são comuns, têm-se desenvolvido modos de gestão sustentada com o objectivo de os conservar a longo prazo. Porém, a sua sobre-exploração nem sempre foi evitada, o que resultou na extinção de diversas espécies. A verdade é que, a curto prazo, é mais rentável sobre-explorar do que fazer uma gestão adequada de um recurso ao longo do tempo. E, assim sendo, a consequência da sobre-exploração é a extinção de espécies.

Quais as soluções para garantir que a gestão de recursos seja feita de forma adequada?
Em primeiro plano, é necessário conhecer a dinâmica das populações das espécies que são exploradas, de forma a determinar a quantidade que é possível retirar para que seja possível a rápida recuperação dessas populações. É essencial que esta quantidade que permite a exploração sustentada tenha em conta que os processos biológicos podem ser alterados ao longo do tempo e que o nosso conhecimento sobre eles é limitado. Isto significa que devemos ser prudentes na determinação dessa quantidade e monitorizar regularmente as populações exploradas.

Num segundo plano, é necessário regulamentar e fiscalizar o acesso a esses recursos renováveis. O método mais comum para evitar a sobre-exploração de espécies é reduzir a quantidade total de capturas para níveis que permitam a sua sustentabilidade. Para além disso, poder-se-ão implementar Reservas Naturais para conservar uma parte dessas espécies, promovendo igualmente a reprodução desses mesmos recursos.

A solução para o problema da sobre-exploração de recursos passa também pela consciência ambiental colectiva. A legislação e a fiscalização do modo como é feita a exploração, por vezes, deixam-se corromper por interesses económicos.

Em suma, as condições necessárias para uma exploração sustentada de recursos renováveis comuns implica um conhecimento da dinâmica populacional das espécies a serem exploradas, da implementação de legislação e fiscalização que permitam a renovação das espécies, e, principalmente, de uma consciência ambiental sobre a importância de uma correcta gestão de recursos renováveis. Desta forma, será possível uma exploração sustentada destes e a conservação das espécies que os constituem.

Sem comentários:

Enviar um comentário