quinta-feira, 12 de abril de 2012

8 Dicas para poupar água



A água, este bem essencial que tanto uso damos e que pouca importância lhe atribuímos. Porque o desperdício é muito e pode comprometer a existência de água potável nas gerações futuras, é preciso ganhar consciência que a água é  um bem precioso e a sua utilização carece de bom senso.
Nos locais de trabalho, na escola ou na rua e, principalmente, em casa é necessário corrigir os maus hábitos e reduzir o consumo de água.

Aqui ficam umas 8 dicas de como se pode poupar água em casa:



·         Na casa de banho:



Tome duche em vez de banho de imersão. Se optar por um banho de imersão gasta cerca de 180 litros de água, ao passo que num duche só despende de 60 litros se demorar 5 minutos; mais do que é isso é desperdício de água e tempo. E lembre-se, enquanto se ensaboa pare o chuveiro.

Por cada vez que descarrega o autoclismo, utiliza entre 6 a 10 litros de água. Despeje o autoclismo só quando for realmente preciso. E não transforme a sua sanita em caixote do lixo, mandando cabelos, pensos ou papéis.

Quando vai lavar os dentes ou fazer a barba, feche a torneira nos momentos que não estiver a utilizar água. Poderá poupar 10, 20 ou 30 litros de água inclusive.





          ·         Na cozinha:


Se lava a loiça à mão, junte as várias peças para lavar, fazendo uma ou duas lavagens por dia, e use apenas a quantidade de detergente necessária. Poupa água e detergente.

Antes de lavar a loiça, retire os excessos dos pratos e panelas com um papel, assim não será preciso uma quantidade de água tão abundante.
E lave a loiça utilizando o lavatório ou um alguidar, de modo a não precisar de ser com água corrente.

Se lavar a loiça na máquina, faça lavagens só com a máquina com a carga máxima, tenha em conta que cada lavagem implica 25 a 60 litros de água.

·         Para lavar roupa:



Se tiver peças isoladas ou pouca roupa opte por lavar à mão e reutilize essa água para lavar o chão.
Se fizer lavagens de roupa com frequência na máquina, faça-o sempre com a carga completa, pois cada lavagem na máquina da roupa consume entre 60 a 90 litros de água.

                     Outras dicas:

Se tiver uma torneira avariada a pingar, tente fechá-la ou mande arranjar o mais depressa possível. Perde-se 25 litros de água, aproximadamente, por cada dia com uma torneira nessas condições.

Se o autoclismo perder água ou tiver problemas nos canos, tente reparar a situação ou chame um profissional.
Se for informado que vai faltar água, armazene só aquela que é fundamental. E se sobrar aproveite-a para regar as plantas.

Se reparar numa fuga de água numa rega ou boca-de-incêndio alerte a Junta de Freguesia ou Câmara Municipal.




Aplicando estas dicas no nosso dia a dia podemos juntos contribuir para existência de água nas gerações futuras.



1 comentário:

  1. Portugal desperdiça por ano 3 100 000 000 000 litros de água:

    Portugal consegue desperdiçar por ano vários milhões de litros de água. Apesar de existir um Programa Nacional para o Uso Eficiente de Água, este só teve parte teórico, pois nunca foi aplicado. É necessário que na agricultura, na indústria e no consumo privado, se faça um uso eficiente e sustentável da água.

    ResponderEliminar