sábado, 14 de abril de 2012

Bruxelas quer reduzir emissões de ruído nos veículos automóveis

A Comissão Europeia quer reduzir em dois decibéis (dB) o nível de ruído produzido por carros, carrinhas e autocarros, propondo uma diminuição em duas fases para os camiões, que começam por baixar um dB.
A redução deverá estar concluída dois anos após a publicação da proposta – o que só acontecerá depois da luz verde do Conselho de Ministros da UE e do Parlamento Europeu –, incluindo a primeira fase dos camiões.
Numa segunda fase, prevista para três anos depois da publicação do texto, os camiões terão também que ter as suas emissões de ruído reduzidas em dois dB.
Com esta medida, Bruxelas prevê uma diminuição de 25 por cento de poluição sonora causada pelo trânsito.
«Da nossa proposta resultarão a circulação de veículos mais silenciosos nas nossas estradas e um ambiente mais saudável», disse o comissário para a Indústria, António Tajani.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a poluição sonora resultante do trânsito poderá custar, anualmente, um milhão de anos de vida saudável.
O executivo europeu quer ainda adoptar um novo método mais fiável – que incluirá disposições suplementares das emissões sonoras (ASEP, na sigla inglesa).
As ASEP são requisitos preventivos que asseguram que as emissões de ruído de um veículo nas condições de circulação na estrada não difiram significativamente das esperadas nos testes de homologação.

Sem comentários:

Enviar um comentário