sábado, 14 de abril de 2012

Ministra da Agricultura quer projeto PIN para garantir tratamento de efluentes suinícolas

A ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Assunção Cristas, disse hoje que a Estação de Tratamento de Efluentes Suinícolas (ETES) a construir em Leiria deve ser considerada projeto de Potencial Interesse Nacional (PIN).

Será uma forma de garantir "um processo mais rápido de aprovação, licenciamento e entrada em construção" da ETES, sustentou a ministra, lembrando que decidindo ao compromisso com a `troika`, no que respeita às parcerias público-privadas, era impossível manter o modelo de financiamento até agora seguido.
O problema arrasta-se há mais de uma década na região de Leiria, uma das zonas com maior número de suiniculturas do país, que causam impacto ambiental equivalente a quase um milhão de pessoas.
A 06 de janeiro de 2006 chegou a ser anunciada a solução técnica e o consórcio que iria construir e explorar a ETES, na freguesia de Amor, mas desde então o processo tem sofrido sucessivos adiamentos.
O presidente da Recilis - a entidade que irá liderar o processo de construção da ETES, numa parceria com a Fomentivest e a Luságua -, admitiu hoje à Lusa que "os prazos são curtos", lembrando que "a execução do projeto tem que estar concluída até meados de 2014".
David Neves está esperançado, contudo, que "depois de avanços e recuos possa agora ser dado o impulso final e que até junho deste ano possa ser apresentada a candidatura", expressando total sintonia entre os suinicultores e o ministério.
Já a Ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, disse estar consciente que "a situação definitiva demora tempo" e revelou que o espalhamento dos efluentes em terrenos agrícolas é uma solução provisória a ter em conta enquanto a ETES não é construída.
"Não é o ideal, mas é necessário até que se concretize a solução definitiva", frisou a governante, no final de uma conferência em Leiria, organizada pela NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria, intitulada "Novos desafios do Setor Agroalimentar - Uma Estratégia para o Crescimento da Economia Portuguesa".

Sem comentários:

Enviar um comentário