
O fácil acesso dos habitantes à rede de transportes, ciclovias desenvolvidas e veículos não poluentes colocam Estocolmo na primeira posição na categoria Transportes, segundo um estudo da Siemens conduzido pelo Economist Intelligence Unit (EIU), que integra pela primeira vez a cidade do Porto.
O European Green City Index (EGCI) examinou o desempenho ambiental de 31 cidades europeias, utilizando oito categoriais, nomeadamente Transportes, Energia, CO2, edifícios, resíduos e utilização de solo, água, qualidade do ar e governance ambiental.
Amesterdão (Holanda), Copenhaga (Dinamarca), Viena (Áustria) e Oslo (Noruega) são as que se seguem no ranking da categoria Transportes, fechando o top 5.
Estas metrópoles são precisamente aquelas com planos de transporte mais abrangentes, que procuram incluir todos os aspectos inerentes à criação de um futuro mais verde.
“Um grande número de pessoas vai a pé ou de bicicleta para o trabalho e a rede de ciclovias com 750 km está bastante desenvolvida”, avançam os analistas sobre a cidade de Estocolmo, destacando o fácil acesso dos moradores à rede de transportes públicos, a política governamental que incentiva o uso de meios de transporte sustentáveis e a aplicação de soluções tecnológicas amigas do ambiente nos veículos e infraestruturas.
Ainda de acordo com o estudo, “Estocolmo apresenta a maior percentagem de veículos não poluentes na Europa e 75% da rede de transportes públicos recorre às energias renováveis. 93% dos habitantes de Estocolmo andam a pé, utilizam a bicicleta e recorrerem aos transportes públicos para ir para o trabalho”.
Os analistas referem ainda que um imposto de congestionamento fez baixar o tráfego em 20% no espaço de quatro anos na cidade e que o transporte ferroviário é alimentado por electricidade renovável proveniente da força do vento e da água.
Para reduzir as emissões de CO2 para a atmosfera, foi ainda criado na cidade de Estocolmo o programa Veículos Limpos, que pretende que todos os carros usem biocombustíveis ou emitam menos de 120g de CO2/km e recorram à tecnologia híbrida.
Recorde no Menos um Carro o artigo sobre o Porto que, no EGCI, ocupa a 29ª posição na categoria Transportes.

O European Green City Index (EGCI) examinou o desempenho ambiental de 31 cidades europeias, utilizando oito categoriais, nomeadamente Transportes, Energia, CO2, edifícios, resíduos e utilização de solo, água, qualidade do ar e governance ambiental.
Amesterdão (Holanda), Copenhaga (Dinamarca), Viena (Áustria) e Oslo (Noruega) são as que se seguem no ranking da categoria Transportes, fechando o top 5.
Estas metrópoles são precisamente aquelas com planos de transporte mais abrangentes, que procuram incluir todos os aspectos inerentes à criação de um futuro mais verde.
“Um grande número de pessoas vai a pé ou de bicicleta para o trabalho e a rede de ciclovias com 750 km está bastante desenvolvida”, avançam os analistas sobre a cidade de Estocolmo, destacando o fácil acesso dos moradores à rede de transportes públicos, a política governamental que incentiva o uso de meios de transporte sustentáveis e a aplicação de soluções tecnológicas amigas do ambiente nos veículos e infraestruturas.
Ainda de acordo com o estudo, “Estocolmo apresenta a maior percentagem de veículos não poluentes na Europa e 75% da rede de transportes públicos recorre às energias renováveis. 93% dos habitantes de Estocolmo andam a pé, utilizam a bicicleta e recorrerem aos transportes públicos para ir para o trabalho”.
Os analistas referem ainda que um imposto de congestionamento fez baixar o tráfego em 20% no espaço de quatro anos na cidade e que o transporte ferroviário é alimentado por electricidade renovável proveniente da força do vento e da água.
Para reduzir as emissões de CO2 para a atmosfera, foi ainda criado na cidade de Estocolmo o programa Veículos Limpos, que pretende que todos os carros usem biocombustíveis ou emitam menos de 120g de CO2/km e recorram à tecnologia híbrida.
Recorde no Menos um Carro o artigo sobre o Porto que, no EGCI, ocupa a 29ª posição na categoria Transportes.


Fonte: Menos um Carro
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