quinta-feira, 5 de abril de 2012


O AMBIENTE E A POBREZA


O combate à pobreza e a conservação ambiental são dois dos maiores desafios que a Humanidade enfrenta actualmente. Ambos são considerados elementos-chave para atingir um desenvolvimento sustentável.

De uma forma geral, nos países pobres registam-se elevados níveis de deterioração ambiental. A falta de recursos financeiros para investimento no tratamento de resíduos sólidos e esgotos e em tecnologias pouco poluentes, levam à contaminação dos rios, dos solos e do ar. Por outro lado, os problemas ambientais, como as alterações climáticas, são responsáveis pelo aumento da pobreza ao porem em risco muitas das actividades económicas de que as comunidades mais pobres dependem; é o caso das pescas e da agricultura.

A pobreza a nível mundial
Linha ou Limiar de Pobreza é uma das formas utilizadas para a caracterização da pobreza no Mundo. O Limiar de Pobreza actual é de 1 dólar/dia, correspondendo ao montante mínimo necessário para se obter um conjunto de bens essenciais à sobrevivência. Trata-se de um valor simbólico que deve ser recalculado para cada país tento em conta o respectivo nível de vida.




O conceito de Pobreza tem vindo a alterar-se ao longo do tempo, passando de uma definição meramente monetária – que apenas atende ao rendimento da população – para um conceito que engloba uma variedade de aspectos necessários à melhoria da qualidade de vida: o acesso ao ensino, aos serviços de saúde, a água com boa qualidade e ao tratamento de esgotos.


Figura: População mundial que vive com menos de 2 dólares/dia (2005) (Fonte: adaptado de World Resources Institute)

A pobreza mundial tem vindo a diminuir ao longo dos últimos 25 anos devido, principalmente, ao enorme crescimento económico de países como a China e como a índia. Por outro lado, África constitui a situação mais preocupante, onde a pobreza duplicou entre 1981 e 2001 devido a guerras e doenças (como a SIDA).

Figura: População que vive com menos de 1 dólar/dia (Fonte: adaptado de World Resources Institute)


De que forma pode o Ambiente afectar a Pobreza?
Vários aspectos ambientais contribuem para a vulnerabilidade da população mais pobre. São exemplos: a poluição da água e do ar conduz ao aparecimento de doenças que contribuem para uma população enfraquecida para trabalhar e para usufruir do rendimento.



Sem comentários:

Enviar um comentário