domingo, 15 de abril de 2012


Portugal participa na Madrid Ecocity Race

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, a Escola Secundária Alcaides de Faria, de Barcelos, a Universidade da Beira Interior e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda compõem as quatro equipas portuguesas que vão participar, nos dias 14 e 15 de Abril, na competição Madrid Ecocity.


Este projecto de mobilidade sustentável realiza-se, pela primeira vez, na capital espanhola para evidenciar as energias renováveis junto do público. Contará, entre outras actividades, com uma competição internacional urbana de veículos alimentados a energias alternativas, projectados e concebidos por institutos e universidades.
Estes veículos podem funcionar com diferentes fontes de energia: Diesel, gasolina 95, etanol 95, pilha de combustível - hidrogénio, veículos eléctricos e energia solar. Trata-se de uma prova de eficiência e resistência na qual participam um total de 21 equipas, tanto nacionais como internacionais, em dois grupos: protótipos e urban concepts.

Air Liquide é a empresa que vai fornecer o hidrogénio para os veículos que participam na categoria de pilha de combustível hidrogénio. “Este tipo de veículos conta com uma pilha de combustível alimentada a hidrogénio que, combinado com o oxigénio do ar, produz a electricidade necessária para alimentar o motor eléctrico que move as rodas do automóvel”, explica Juan Gómez Valero, director de Hidrogénio Energia da Air Liquide para Portugal e Espanha ao Ciência Hoje. Esta tecnologia “tem como único resíduo vapor de água” e ainda “elimina a poluição acústica”, acrescenta.

Para além disso, a empresa irá abastecer outro gás, azoto Altyre, para o enchimento dos pneus dos veículos participantes. “O uso deste gás reduz o consumo de combustível e aumenta a vida útil do pneumático, ajudando a proteger o ambiente ao reduzir as emissões de CO2, bem como os resíduos de borracha”, refere o responsável.

Segundo explica Juan Gómez Valero, o hidrogénio "é o elemento mais abundante do Universo". Para além disso, pode ser obtido a partir das mais diversas fontes, entre as quais se encontram o gás natural, carbono e até a biomassa. Ainda que, hoje em dia, 95 por cento do hidrogénio se produza a partir do gás natural, a "infinidade" de recursos para a sua produção significa que o "abastecimento está garantido".

“Utilizado numa pilha de combustível, o hidrogénio combina-se com o oxigénio do ar para produzir electricidade, tendo como único resíduo água”. Desta forma, como vector energético, este hidrogénio “é uma alternativa no sector energético devido às suas diversas vantagens”, como “não ter resíduos e também eliminar os ruídos”, sublinha.


  Sobre a empresa:
A Air Liquide é líder mundial dos gases para a indústria, a saúde e o ambiente, está presente em 80 países e conta com 46 200 colaboradores. Constituída em 1902, a empresa tem no centro da sua actividade o oxigénio, azoto, hidrogénio e gases raros. A partir destas moléculas, a Air Liquide reinventa constantemente a sua actividade, antecipando os desafios actuais e futuros dos mercados em que actua. 


Sem comentários:

Enviar um comentário