segunda-feira, 21 de maio de 2012

Anomalia em bomba de gasolina provoca derrame de combustível no rio Lis



20.05.2012
Uma “anomalia do separador de águas” num posto de combustível da Galp Energia, em Leiria, terá provocado neste sábado à noite um derrame de combustível no rio Lis.
O alerta do derrame foi dado, no sábado, pelas 20h, informou o vice-presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes. “A resposta rápida da Protecção Civil permitiu minimizar as consequências ambientais, que poderiam ter tido sido mais graves”, acrescentou o autarca, revelando que, pelas 20h30, uma empresa da especialidade já estava no local a proceder à “descontaminação hídrica”.

Desconhece-se, para já, a quantidade de combustível derramado. Gonçalo Lopes garantiu que os meios vão ficar no local pelo menos mais dois dias. “Os técnicos estiveram toda a noite a aspirar o combustível que aparece à tona”, informou.

De momento, está a decorrer uma “inspecção à anomalia do separador de águas” que terá estado na origem da fuga de combustível, disse Pedro Marques Pereira, porta-voz da Galp Energia. “Foram tomadas todas as medidas de contenção de imediato, em articulação com as entidades locais”, acrescentou.

Segundo Gonçalo Lopes, estiveram no local três hidrolimpadores, um veículo cisterna, além de elementos dos Bombeiros Municipais de Leiria e da Divisão do Ambiente da autarquia. O Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR também tomou conta da ocorrência.

Sem comentários:

Enviar um comentário