terça-feira, 22 de maio de 2012

WWF confirma extinção do rinoceronte de Java no Vietname
25.10.2011
Helena Geraldes

O rinoceronte de Java, espécie criticamente ameaçada, está extinto no Vietname, confirmaram hoje organizações conservacionistas. A sobrevivência da espécie depende agora de apenas 50 animais na Indonésia.
“O último rinoceronte de Java no Vietname morreu”, disse Tran Thi Minh Hien, director da WWF (Fundo Mundial da Natureza) naquele país, em comunicado. ”É muito triste que tenham falhado todos os esforços para salvar um único animal, apesar de um investimento significativo na conservação da espécie no Vietname”, acrescentou.

De acordo com um relatório da WWF, análises genéticas a 22 amostras de dejectos recolhidas no Parque Nacional Cat Tien, entre 2009 e 2010, concluem que todas essas amostras pertenciam a um único rinoceronte. Pouco tempo depois do projecto ter terminado, em Abril de 2010, esse animal foi encontrado morto naquela área protegida. A WWF acredita que o rinoceronte morreu vítima da caça ilegal, dado que foi encontrado com uma bala na pata e sem o seu corno.

Já desde 2004 se sabia que restavam apenas dois rinocerontes de Java (Rhinoceros sondaicus annamiticus) no parque nacional.

Actualmente, estima-se que a população mundial de rinocerontes de Java esteja confinada a uma única população, com menos de 50 animais, num pequeno parque nacional na Indonésia. “A espécie está criticamente ameaçada e, com a procura de corno de rinoceronte para o mercado da medicina tradicional asiática a aumentar todos os anos, a maior prioridade é proteger e promover a expansão da população da Indonésia”, considera a WWF. “Isto torna o nosso trabalho na Indonésia ainda mais crucial”, comenta Susie Ellis, da International Rhino Foundation. “Precisamos garantir que o que aconteceu no Vietname não se repita na Indonésia dentro de poucos anos”, acrescentou.

Sem comentários:

Enviar um comentário