terça-feira, 22 de maio de 2012

O que é a economia “verde”?



O que é a economia “verde”?

A conservação dos ecossistemas e da biodiversidade é a base para uma economia sustentável. A economia de cada Estado está inevitavelmente ligada ao ambiente e ao plano traçado por cada um para a sua manutenção, protecção e aproveitamento. 

Milhões de pessoas trabalham no sector privado e muitas delas estão agora a aperceber-se do valor da biodiversidade e da importância do investimento em novas formas de desenvolvimento económico baseado na aposta em novas técnicas que primem pela protecção e respeito pelo ambiente. 

Com o actual estado da economia mundial mais do que nunca deveríamos investir nos recursos naturais e protegê-los de forma a podermos tirar partido das suas potencialidades que permitiram ajudar a sustentabilidade da economia de cada Estado e ao seu crescimento social.

 Como exemplos: 

→ Nas Caraíbas, o resultado directo da destruição do recife de coral resultou em 20% do decréscimo das receitas de turismo (aproximadamente 300 milhões de dólares). 

→ Em todo o mundo é estimado que áreas protegidas podem alcançar benefícios, produções e serviços de ecossistema que podem valer entre 4.400 e 5.200 biliões de dólares ao ano. 

A crise mundial deve colocar pressão nos líderes mundiais para repensarem as suas políticas economicas. Em muitos casos o investimento público e privado não está alinhado com os objectivos de sustentabilidade. Consequentemente muitas vezes este investimento resulta na sobreexploração de recursos naturais que comprometem a viabilidade das empresas. 

Um alinhamento entre a economia e o ambiente é um imperativo que a sociedade não pode ignorar.






Fonte: International Union for Conservation of Nature

Sem comentários:

Enviar um comentário