domingo, 20 de maio de 2012

Projecto Venus

O Projeto Venus é uma organização que propõe um plano factível de ação para a mudança social, que trabalha por uma civilização global pacífica e sustentável. Esta organização encontra-se localizada nos Estados Unidos, Venus, Flórida e data de 1995. Contudo, o seu projecto já vinha a ser desenvolvido desde os anos setenta.

Este projecto foi criado por Jacques Fresco, nascido em 1916, um autodidacta, escritor, professor, futurologista e inventor. Tendo desenvolvido as suas ideias na área da bio-médica, projectista industrial e engenharia social, com os problemas constantes que tem vindo abalar o nosso planeta nos últimos cem anos, apesar de em determinadas épocas de forma mais acentuada do que outras, problemas como o aquecimento global, destruição do ambiente da Terra, desemprego, crime, violência, pobreza, fome e explosão populacional levou Jacques Fresco a repensar todo o sistema como o conhecemos. Assim, o projecto tem como base numa nova filosofia que consiste numa economia centrada nos recursos, sendo o seu conceito muito simples e, do ponto de vista de Jacques, uma forma de transformar o mundo em algo melhor

O Projecto Venus fundou-se, então, na ideia de uma economia baseada em recursos, podendo explicar-se da seguinte forma: seja qual for o sistema social em que nos encontremos, este estará sempre dependente de recursos naturais. Uma economia baseada nestes recursos iria, pois, utilizá-los como moeda de troca, deixando-se o sistema monetário como hoje o conhecemos. Desta forma, a distribuição dos recursos seria realizada de forma equitativa pela população, tentando ser-se o mais justo possível.

Nos dias de hoje a prática de racionalizar recursos através dos métodos monetários é irrelevante e contra produtiva. A sociedade moderna tem um desenvolvimento tecnológico capaz de disponibilizar comida, roupa, casas, serviços de saúde, um sistema educacional relevante e desenvolver um suprimento ilimitado de energia renovável e não-poluente como a geotérmica, a solar, a eólica, a das marés, etc. Seria, desta forma, possível providenciar a todos um padrão de vida elevado, fazendo-se uma utilização inteligente dos avanços tecnológicos.

A título de exemplo, poderíamos pensar na seguinte ideia: “se todo o dinheiro do mundo fosse destruído, ao passo que o solo arável, as fábricas e os outros recursos permanecessem intactos, poderíamos construir o que quiséssemos e satisfazer qualquer necessidade humana. Não é de dinheiro que as pessoas precisam; antes, é o acesso livre às necessidades biológicas. Numa economia baseada em recursos, o dinheiro seria irrelevante. Seriam exigidos apenas os recursos e a fabricação e distribuição dos produtos”. (APELIDO, data: página)

Com o objectivo de implementar esta ideia pelo mundo, Jacques Fresco criou “O Projecto Venus” para assim construir uma nova civilização mundial, baseada em preocupações humanas e recuperação ambiental.

O projecto Vénus iria, portanto, abrir um novo leque de possibilidades que procurariam uma nova era de paz e sustentabilidade para todos, através da implementação da dita economia baseada em recursos, sendo os desenvolvimentos tecnológicos aplicados em projectos ecológicos, dos quais iriam reduzir os problemas ambientais, crime, pobreza, fome, desalojamento e muito dos problemas com que nos deparamos hoje em dia. A integração destas tecnologias teriam, então, como objectivo maximizar a qualidade de vida das pessoas, não se baseando num sistema de lucro. Uma das descobertas que vêm fundamentar que pelo menos se deva aplicar um novo sistema é o facto da descoberta feita pela organização, do qual muitos dos comportamentos disfuncionais que hoje existem pelo mundo são consequência do sistema monetário hoje existente.

Assim sendo, os seus objectivos seriam divididos em 4 fases.
Numa primeira fase, temos a criação de um centro de pesquisa de 10 hectares em Venus, na Flórida, que já se encontra construído. Posteriormente, uma segunda fase, seria composta pela criação de uma longa-metragem a retratar como um mundo que abraça as propostas do Projecto Vénus funcionaria. A terceira fase consistiria na construção de uma cidade experimental para pôr em prática as ideias do projeto. Com este objectivo, a dita cidade iria tentar alcançar objectivos como por exemplo, recuperar e regenerar o ambiente natural da melhor forma possível; desenvolver e utilizar fontes de energia limpas e renováveis; exigir estudos de impacto ambiental prévios à construção de qualquer mega projecto; redesenhar cidades, sistemas de transporte, indústrias agrícolas e fábricas industriais para que tenham energia eficiente, limpa e capaz de servir as necessidades de todas as pessoas convenientemente. Por último, criar um parque temático que iria entreter e informar os visitantes sobre as possibilidades de estilos de vida humanos e ecológicos planeados pelo Projecto Vénus. Apresentar casas inteligentes; sistemas de transporte não-poluentes e altamente eficientes; tecnologia computorizada avançada; e um número de outras inovações que podem acrescentar valor às vidas de todos - num curto período de tempo - são outras das propostas.

A ideia deste projecto é bastante interessante e dá uma nova visão do mundo e de como este pode ser mais bem aproveitado. Basicamente, a resposta estaria, em grande parte, na natureza e nos nossos recursos naturais que seriam assim utilizados de forma inteligente e eficiente. Desta forma, criaríamos uma sociedade mais justa e protegeríamos o nosso planeta.

“O Projecto Vénus não é Utópico nem Orweliano, nem reflecte sonhos de idealistas impraticáveis. Em vez disso, apresenta objectivos alcançáveis, exigindo apenas a aplicação inteligente do que já sabemos. As únicas limitações são aquelas que impomos a nós próprios.”

Deixo igualmente um link do Youtube, onde Jacques Fresco mostra a sua visão do mundo:
http://www.youtube.com/watch?v=eZGpzDWwKG8

Sem comentários:

Enviar um comentário