segunda-feira, 21 de maio de 2012

Governo alarga protecção a aves selvagens nas Berlengas
17.05.2012
Lusa


O Governo alargou a zona de protecção das aves selvagens nas Berlengas, ao largo de Peniche, numa portaria publicada hoje em Diário da República.
O decreto-lei publicado vem alterar a zona de protecção, de modo a incluir as áreas de alimentação e repouso da cagarra, uma espécie de ave selvagem ali existente.

A alteração, que decorre também de uma directiva comunitária, tem como objectivo “assegurar a efectiva salvaguarda dos valores naturais em presença”, nomeadamente as áreas de “importância excepcional para a conservação das aves selvagens”.

As Berlengas apresentam desde características geológicas únicas, a um relevo escarpado em que são comuns à formação de grutas e fendas terrestres e submarinas.

A sua localização contribui para a produtividade e diversidade de espécies e de habitats marinhos, bem como para uma paisagem única na região.

Nas ilhas nidificam seis espécies de aves marinhas: duas espécies de gaivotas, a cagarra (ou pardela), o corvo marinho, o airo e o roque-de-castro.

O arquipélago das Berlengas foi classificado em 2011 como Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) e tem estatuto de reserva natural desde 1981.


Fonte:  http://ecosfera.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1546551

Sem comentários:

Enviar um comentário