domingo, 20 de maio de 2012

Mudança para contadores inteligentes pode começar já em 2014

Mudança para contadores inteligentes pode começar já em 2014

A instalação dos contadores inteligentes de electricidade em Portugal deverá iniciar-se em 2014 ou em 2016, segundo o documento que a ERSE colocou hoje em consulta pública. Este poderá ser o caminho para se iniciar o processo que deverá culminar com a substituição de cerca de 80 por cento dos actuais contadores por contadores inteligentes em 2020, conforme a Directiva Europeia 2009/72/CE (electricidade).
No entanto, caso o Governo prefira não avançar já com uma data, o documento sugere repetir as análises custo-benefício agora efectuadas dentro de 2 ou 3 anos, uma vez que poderá «beneficiar-se da experiência recolhida nos projectos-piloto em curso e com o roll-out de contadores inteligentes que vão ser iniciados noutros países europeus».
       Com esta medida, os benefícios principais desta alteração são capturados pelos consumidores, garante o documento,em grande medida devido à poupança de energia (consideradas de dois por cento) e transferência de consumos de horas cheias para outras horas de menor consumo. Ao todo, os consumidores poderão poupar quase 400 milhões de euros.
Os cidadãos poupam mais, e o ambiente agradece!

Sem comentários:

Enviar um comentário