terça-feira, 22 de maio de 2012


Certame mostra Setúbal sustentável



As soluções ambientalmente sustentáveis foram promovidas na primeira edição do “Setúbal Concelho Sustentável”, realizada entre os dias 18 e 20, com uma mostra de inovações tecnológicas e venda de produtos biológicos, uma conferência, palestras, visitas e passeios.
Alguns exemplos de inovações tecnológicas que respeitam o conceito de sustentabilidade ambiental ganharam visibilidade numa feira instalada na placa central da Avenida Luísa Todi, numa área próxima da Casa da Baía, com perto de duas dezenas de stands.
Novos veículos totalmente elétricos, soluções de construção civil energeticamente eficientes e equipamentos de conversão de carros convencionais para veículos elétricos, com recurso a baterias de lítio, foram alguns dos pontos de interesse do certame.
O trabalho desenvolvido pelas empresas locais ao nível das boas práticas ambientais esteve igualmente em destaque na feira, dinamizada nos dias 18 e 19, também com stands de venda de produtos regionais biológicos, oferta de plantas e jogos didáticos para os mais novos.
A introdução de tecnologia energeticamente eficiente em vários equipamentos públicos do Concelho, como luminárias e semáforos LED, foi um dos investimentos dados a conhecer num dos stands dinamizados pela Câmara Municipal de Setúbal. Noutro, os espaços verdes e os novos recursos que estão a ser introduzidos nesta área ganharam nova visibilidade perante munícipes e visitantes.
As boas práticas de sustentabilidade ambiental foram tema de debate na conferência “Setúbal Concelho Sustentável”, realizada no dia 18, na Casa da Baía, com a apresentação de projetos, novas acções a desenvolver e medidas já adotadas por empresas da região para um melhor Ambiente.
“Sustentabilidade. Mostra de Projetos Locais” e “Boas práticas de sustentabilidade nas empresas de Setúbal” foram as grandes temáticas desenvolvidas nesta atividade de partilha e troca de experiências, com a participação de mais de oito dezenas de pessoas.
No “Setúbal Concelho Sustentável”, organizado pela Câmara Municipal em parceria com entidades, associações e empresas com representação local, houve ainda um conjunto de palestras subordinadas ao tema “Produção Sustentável”, organizadas pela Agrobio e pelo Grupo Informal de Setúbal.
Nesta atividade, a qual contou com dois grupos de trabalho com dezena e meia de elementos, abordou-se, entre outros assuntos, o projeto dos futuros mercados biológicos a implementar no Concelho, com venda de produtos pelos agricultores locais.
No âmbito do “Setúbal Concelho Sustentável” realizaram-se, nos dias 19 e 20, atividades ao ar livre, com visitas a empresas instaladas no território e passeios a espaços naturais e de lazer na região, algumas com lotação esgotada.







 Noticia retirada de http://www.mun-setubal.pt




Este é o exemplo que todos os municípios deverão seguir para a consciencialização dos seus habitantes para os  desafios colocados pela premência da protecção do ambiente e quais as inovações que permitem assegurar tal protecçao.

Sem comentários:

Enviar um comentário