sexta-feira, 18 de maio de 2012


A Energia Solar – Vantagens e Desvantagens da sua utilização

É frequente ouvirmos as mais variadas discussões sobre um dos temas controversos que mais se mantém na moda: as energias renováveis e não renováveis.
As energias não renováveis correspondem aos recursos naturais escassos. São fontes finitas de energia. O petróleo (assim como o gás natural ou o carvão), por exemplo, provém da acumulação de combustíveis fósseis (matéria orgânica de animais e plantas). Ora, este processo pode demorar milhões de anos. Daí que, após o seu esgotamento, tenhamos de procurar alternativas.
As alternativas procuram-se nas chamadas energias renováveis. Estas vão buscar recursos naturais a elementos que naturalmente não se esgotam, como o sol, vento, água, entre outros. A aposta nestas fontes energéticas é cada vez maior, o que significa que tenhamos de apreciar com cuidado os seus prós e contras. Nesta reflexão abordamos essencialmente a energia solar, por ser considerada uma das energias renováveis com maior potencial.
Ao contrário do habitual começaremos com as desvantagens. Como é óbvio, nem tudo pode ser perfeito e a energia solar não foge à regra.
Em primeiro lugar, os custos. O painel solar fotovoltaico, que converte a luz solar em energia eléctrica, é a principal forma de captação da energia proveniente do sol. No entanto, o material de que são feitos, assim como o processo complexo do seu fabrico, aumentam bastante os seus custos de mercado. Imediatamente associamos esta energia à pouca rentabilidade e eficiência.
Em segunda lugar, as questões climatéricas, como não poderia deixar. Para que haja um uso eficiente desta energia, estamos dependentes dos raios solares… e se eles existirem em reduzida quantidade? É o que acontece em dias de chuva, nebulosidade, etc. Aqui é manifesto que temos um enorme inconveniente. O mesmo se aplica para o período em que está de noite.
Já quanto às vantagens, temos de assinalar em primeiro plano a mais evidente: o próprio facto de ser inesgotável.
Outra das vantagens é encontrada aquando da comparação com a extracção dos combustíveis fósseis: é que estes exigem igualmente grandes maquinarias e mão-de-obra, o que resultará em elevados custos. Na energia solar, embora tenhamos os custos do painel solar, é apenas isso que pode ser mais desvantajoso. De resto, a energia solar é omnipresente.
Também comparando a energia solar com os combustíveis fósseis podemos perceber que a complexidade em termos de preços e as suas oscilações é muito maior nestes. Isto acontece pois os custos associados a um combustível fóssil estão dependentes das relações de oferta e procura, de certos factores globais e eventos quase aleatórios.
Os combustíveis fósseis, quando queimados, libertam gases nocivos e tóxicos para o ecossistema. Muito se debate a questão do aumento do buraco do ozono. Está aqui em causa a preservação do meio ambiente. Neste aspecto, a energia solar também se afigura como mais limpa, ecológica e sem reflexos na saúde da população.
Finalmente, o facto de que embora um painel solar constitua uma elevada despesa para quem o adquire, também é certo que não haverão mais custos em termos de energia solar. O que só pode significar que, mais uma vez comparando com os combustíveis fósseis, a energia solar será mais rentável a médio prazo.
Em conclusão: é importante tomarmos consciência de que as energias que provavelmente mais utilizamos hoje em dia são finitas. O combustível que faz mover um automóvel provém de combustíveis fósseis e pode a qualquer momento esgotar-se. Temos então de procurar outras opções, e elas existem. Hoje em dia já se utilizam carros eléctricos por exemplo. Quanto mais a tecnologia avançar, mais essas alternativas se tornarão um bom substituto das energias não renováveis. Afigura-se de especial relevância conhecer o que temos em mãos, procurando informarmo-nos sobre os novos mecanismos energéticos. É nisto que se baseia este pequeno contributo: dar a conhecer o que há de vantajoso (e o que não há também!) dentro de uma dessas alternativas, que é a energia solar.



Sem comentários:

Enviar um comentário