quinta-feira, 17 de maio de 2012

Separar a Ganhar

http://noticias.up.pt/catalogo_noticias.php?ID=9809


O projecto surgiu no âmbito da Share-Up.
A Share é um 
think-tank internacional de estudantes
que se dedica ao estudo de temas dentro de nove áreas do conhecimento. A Share-Up (Universidade do Porto) dedica-se ao estudo de três áreas: Macroeconomia, estratégia de negócios e energia.
O grupo de estudantes da Share-UP abriu um concurso que convidava os candidatos a realizar um projecto de negócio-social, uma empresa sem lucros nem perdas, que pretende atingir um determinado objectivo social, ético ou ambiental sendo, ao mesmo tempo, financeiramente auto-suficiente. 
O vencedor, com uma ideia simples conquistou a unanimidade do júri do concurso. O projecto consistia em remunerar os particulares que separem e entreguem o lixo reciclável.
A propósito de “pegada ecológica”, o lixo que cada ser humano produz desde o momento que nasce até que morre é um problema que todos nos temos preocupar. Estatísticas apontam, que cada um de nós depois de abandonar a vida na Terra, deixa cerca de 25 toneladas de lixo no planeta, todos os dias somos responsáveis por pelo menos 1,5kg de lixo tornando-se cada vez um problema maior criar e gerir os espaços onde este se encontra, bem como inovar nas formas de destruição menos poluentes e mais seguras.
Este problema intimamente se liga com o conceito de sustentabilidade ambiental.
Reciclar não só significa diminuir a quantidade produzida de lixo, reaproveitando, como também traduz o não desgaste de recursos naturais. Por exemplo, quanto mais reciclarmos papel, menos árvores serão abatidas para a sua produção.
Além de contribuir para o incentivo económico do sector secundário, no concerne às indústrias transformadoras, com o citado projecto vencedor, cada um de nós poderia ganhar a reciclando.


Sem comentários:

Enviar um comentário