terça-feira, 15 de maio de 2012




 África com riscos ambientais  ainda muito elevados Contribuição da Economia para Desenvolvimento Ambiental



As doenças causadas por mudanças do meio ambiente continuam a ser responsáveis por um número significativo de mortes no continente africano, considerou Director regional do Programa das Nações Unidas para África.



No âmbito da apresentação do tema "Análise de sistemas para a saúde e o ambiente nos países africanos", na reunião de peritos da segunda Conferência Interministerial sobre Saúde e Ambiente, referiu que os esforços feitos na área do ambiente, nos últimos anos, ainda são insuficientes. De acordo com o responsável, o fardo das doenças atribuíveis ao meio ambiente no continente africano é de cerca de 30%, subindo para 36% em crianças menores de 14 anos de idade.



Diarreias, malária e infecções respiratórias são consideradas como as principais resultantes de problemas de saúde, prejudicadas pelos riscos ambientais em África. "Temos de desenvolver o sector económico para demonstrar que com este desenvolvimento faremos crescer o ambiente.



O valor económico pode evidenciar um desenvolvimento saudável e políticas salutar do sector económico, como agricultura, indústria e outros", disse. Sustentou a necessidade de as indústrias extractivas trabalharem em favor do ambiente para uma melhor qualidade de vida. As indústrias extractivas, na sua opinião, continuam a causar várias consequências à saúde e ao ambiente em África. "Todas as doenças causadas por mudanças no ambiente podem ser prevenidas.



Se tomarmos as decisões mais acertadas no sector podemos influenciar as decisões e contribuir melhor no desenvolvimento dos sectores", analisou. Para si, as estratégias de desenvolvimento do ambiente devem ter iniciativa significante e contribuir no desenvolvimento das metas do milénio.


Ednilson dos Santos Subturma 8

Sem comentários:

Enviar um comentário