terça-feira, 8 de maio de 2012


“Aguada de Cima: Lixeiras a céu aberto prejudicam o ambiente”

O país, todo ele fala de ambiente mas, na  realidade, os atentados à natureza acontecem por todo quanto é sítio. Aguada de Cima não foge regra e acontecem frequentemente.
 
por Jaime Cristo em Julho 31,2008

Os locais onde são mais regularmente são exactamente os caminhos dos sítios  mais ermos, onde pessoas sem  o mínimo de civismo despejam toda a espécie de detritos e coisas velhas, não pensando no  mal que estão a causar, não só ao dono dos terrenos em causa, como à própria natureza. Estes locais que, por natureza, deviam ser os mais limpos destes detritos, são precisamente onde as pessoas despejam todo o tipo de lixos. Isto, quando estão vários  contentores espalhados pela vila, onde poderiam ser colocados esses lixos, assim como objectos (electrodomésticos, etc) que, com um simples telefonema para a Câmara Municipal, é recolhido, pelo que é tempo de acabar com este atentados.  
Aqui fica o alerta para que as entidades responsáveis ponham termo a esta situação e, por outro lado, tentem resolver em concreto estas atitudes, sensibilizando  e punindo, se for necessário, o responsável por estes actos.


Os resíduos que produzimos em casa ou os resíduos domésticos são designados  por resíduos sólidos urbanos (RSU).
Com a crescente acumulação de resíduos o homem começou a questionar-se sobre o que fazer com o lixo. Rapidamente chegou à conclusão de que depositá-lo em lixeiras não era uma boa solução. Subjacente a esta tomada de consciência estão razões como os que estão abaixo mencionados:

  1. O Lixo depositado a céu aberto provoca poluição olfactiva e visual e pode ter como consequência a multiplicação de roedores, aves e insectos;
  2. Com a chuva o lixo introduz-se no solo, contaminando os lençóis de água subterrânea que são depois bombeadas para consumo humano ou para a rega;
  3. A queima dos lixos a céu-aberto provoca a contaminação do ar com efeitos na saúde pública e ambiente.

Estes problemas acabam depois por ser agravados com a descarga de lixos industriais perigosos ou resíduos hospitalares contaminado nas lixeiras a céu aberto.
Os ambientalistas têm afirmado que a solução para lidar com a enorme produção de resíduos passa pelo observância  das regra dos 3 R`s:
  • Reduzir: diminuir a quantidade de resíduos produzidos (por exemplo utilizando pilhas recarregáveis)
  • Reutilizar: retirar o máximo proveito do produto antes de inutilizá-lo
  • Reciclar: utilizar o lixo para fazer novos materiais

Quais as soluções para o tratamento de resíduos?
Os ecopontos são contentores para recolha selectiva de papel e cartão, embalagens, vidro e pilhas. Os materiais ai depositados serão posteriormente recolhidos, tratados e reciclados.
Quais as medidas que podem ser adoptadas para tal tratamento?

1.Compostagem
A compostagem é um processo natural de decomposição biológica através do qual os seres- vivos convertem a parte orgânica dos resíduos sólidos urbanos  numa substância homogénea, de cor castanha: o composto. A decomposição dos substratos orgânicos é aeróbia, ou seja, decomposição realizada com a presença de oxigénio.
Este processo pode ser aplicado a resíduos orgânicos domésticos (restos de comida e resíduos de jardim) e o composto produzido pode ser utilizado como fertilizante natural dos terrenos, evitando assim a acumulação de RSU em aterros e devolvendo à terra os nutrientes que ela necessita.

Vantagens da compostagem

            O composto melhora as características dos solos:

  • Aumentando a sua concentração em nutrientes, reduzindo  a necessidade de utilização de fertilizantes químicos;
  • Aumentando a sua capacidade de reter humidade e nutrientes ;
  • Aumentando a sua resistência à erosão;
  • Reduz a quantidade de resíduo a depositar em Aterro.

Se a fracção orgânica não for depositada em aterros evitamos a formação de lixiviados (água infiltrada no solo depois de contaminada pelos resíduos depositados), a formação de biogás (mistura de gases, com predomínio do metano, resultante da digestão de resíduos orgânicos) e a propagação de maus cheiros.
A compostagem pode ser efectuada:
  •          Em instalações centralizadas
  •  Em unidades familiares (compostagem doméstica)


2.Aterros

As lixeiras ou vazadouros caracterizam-se pela descarga de resíduos sobre o solo, sem a aplicação de medidas de protecção do meio ambiente ou da saúde pública. Pelo contrario o Aterro sanitário é uma estrutura construída para a deposição controlada de resíduos onde:

  •         Os resíduos são lançados ordenadamente e cobertos com terra ou material similar;
  •          É feito um controlo da produção de lixiviantes (água infiltrada no solo depois de contaminada pelos resíduos depositados) ;
  •         É feito um controlo da produção de biogás (gás formado essencialmente por metano, que contribui para o agravamento do efeito de estufa e que representa também uma ameaça à segurança do aterro e áreas circundantes, uma vez que pode provocar explosões.);

Na parte superficial dos resíduos ocorre degradação aeróbica (na presença de oxigénio) que dá origem a uma mistura gasosa constituída por dióxido de carbono, amoníaco e água.
Nas camadas inferiores compactadas ocorre degradação anaeróbia (em condições de ausência de oxigénio), que dá origem à formação de biogás. Da fermentação dos resíduos (digestão em condições  anaeróbias) também resultam líquidos residuais, que devem ser tratados e encaminhados para uma ETAR (estação de tratamento de águas residuais).

 Nos aterros deve existir:

  •          Uma rede de drenagem de biogás (que pode ser queimado para produção de electricidade)
  •         Uma estação de tratamento dos líquidos residuais produzidos
  •          Camadas de impermeabilização da célula, compostas por camadas de vários tipos de solo intercaladas com uma camada de plástico forte e flexível (polietileno de elevada densidade) e uma camada de tela resistente (tela geotêxtil).


Após a exploração do aterro procede-se à sua selagem. Depois de encerrado e devidamente selada, a zona de aterro fica interdita a construção mas pode ser reflorestada ou preparada para servir para campos de jogos ou jardins públicos.

Bibliografia:


Alina Mendonça 17957,
subturma9

Sem comentários:

Enviar um comentário