sábado, 19 de maio de 2012

Construção sustentável




          A construção é uma atividade que tem acompanhado o homem e as suas civilizações. Edifícios, estradas, pontes e barragens, por exemplo, evidenciam uma forma de organização e de procura de melhores condições de vida, entre outros. Estas, potenciam um importante efeito ambiental, desde logo associado à ocupação e uso do solo, ao consumo de recursos (água e energia), à produção em larga escala de resíduos e efluentes, bem como à alteração de ecossistemas naturais, que podem interferir directamente com o ambiente envolvente. Caminhar para uma prática de construção saudável é um desafio fundamental de procura de equilíbrio ambiental e eficiência, devendo agir-se localmente, pensando globalmente, para atingir um efectivo desenvolvimento sustentável em Portugal.

O conceito de construção sustentável, surgiu nos anos 70, como consequência e resposta à crise petrolífera. Os combustíveis fósseis fizeram soar o alarme para o facto da sua sustentabilidade e abundância ser muito do menor do que aquela que na realidade se pensava que seria. Iniciava-se assim um processo que impunha uma mudança de paradigma no uso da energia.
Aliar a ideia de construção e de sustentabilidade, arranjando um ponto de convergência e equilíbrio entre os dois vectores, terá que passar por uma valorização da proteção do meio ambiente.
           Uma construção sustentável terá que ser arquitectada tendo em conta o seu meio ambiente, a paisagem circundante, construída com recursos obtidos de uma forma renovável e o mais localmente possível, sob a égide de um estudo de avaliação ambiental estratégica (casa Oásis e Torre Verde). A utilização de materiais reciclados apresenta-se como uma boa hipótese de obter material de construção a um custo muito baixo, material esse que acaba muitas vezes desperdiçado em aterros.
Numa nova construção sustentável, não deverão ser utilizados produtos que aquando o final de vida da habitação, não permita novamente a reutilização ou reciclagem dos materiais para outros fins.
 Eis algumas políticas e técnicas ambientais que podem ser aplicadas no âmbito de uma construção sustentável:
O consumo energético deverá também ser reduzido, optando por aparelhos de menor gasto.
O consumo de água pode ser reduzido se simples hábitos forem alterados:  Nas edificações podem ser construídas cisternas de captação de água da chuva que apesar de não servir para consumo humano é utilizada para o uso em autoclismos e em instalações de rega.
 A compostagem  é uma forma de reciclagem natural ao alcance de todos que evita o transporte de resíduos e visa o aproveitamento dos mesmos.
         Em suma, a construção saudável implica as preocupações ambientais relacionadas com o consumo dos recursos, as emissões de poluentes, a saúde e a biodiversidade, o que constitui um novo paradigma, cujo objetivo principal é contribuir para a qualidade de vida e o desenvolvimento económico.
O conceito de desenvolvimento sustentável deve abranger aspectos ambientais, sociais e económicos. A procura de equilíbrio deve ser efectuada através de eficiência, reduzindo a intensidade em materiais e energia e, valorizando a dinâmica ambiental.

Sem comentários:

Enviar um comentário