quarta-feira, 9 de maio de 2012

Maré Humana ajuda a limpar praias de Portugal no sábado


A Maré Humana, uma iniciativa da Associação Bandeira Azul da Europa que contará com a coordenação das Eco-Escolas, vai no próximo sábado ajudar a limpar e preservar 20 praias portuguesas, de Norte a Sul do país e nas ilhas.
As atividades desta Maré Humana, que decorrem ao longo da manhã, começarão pela recolha e deposição seletiva dos resíduos existentes no areal, seguindo-se construções na areia sobre a biodiversidade existente no litoral e uma gincana com vários desafios relacionados com as ameaças ao litoral.
O programa, destinado a sensibilizar e a alertar a população para a necessidade de alterar comportamentos, terminará com um cordão humano em terra e no mar, feito pelos surfistas.
"Para este momento solene, a Maré Humana conta com o apoio da Hands Across the Sand, instituição internacional que tem por missão reunir a população em torno da mesma causa: a necessidade de proteger a costa", indica a Associação Bandeira Azul em comunicado, acrescentando que é a primeira vez que tal organização participa num evento em Portugal.
A Maré Humana contará com o envolvimento dos municípios, de crianças e jovens das Eco-Escolas, escuteiros e surfistas, e entre as praias envolvidas estão Cabedelo (Viana do Castelo), Matosinhos, Madalena Norte (Vila Nova de Gaia), Furadouro (Ovar), Relógio (Figueira da Foz), Nazaré e Medão - Supertubos (Peniche).
Também as praias da Foz do Lizandro (Mafra), Praia Grande (Sintra), Carcavelos (Cascais), S. João da Caparica (Almada), Figueirinha (Setúbal), Tróia-Mar (Grândola), Cordoama (Vila do Bispo), Meia Praia (Lagos), Pescadores (Albufeira), Quarteira, Porto Pim (Faial-Horta), Prainha (Terceira-Angra do Heroísmo) e Formosa (Madeira-Funchal) serão banhadas por esta Maré Humana.Criada em 1990, a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) é uma ONGA - Organização Não-Governamental de Ambiente sem fins lucrativos e que se dedica à educação para o desenvolvimento sustentável e à gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais.
Em 2009, foi reconhecida como instituição de utilidade pública, cujo objetivo é estimular a educação ambiental através do desenvolvimento de programas em consonância com a FEE - Foundation for Environmental Education.
O Programa Bandeira Azul iniciou-se à escala europeia em 1987, com o propósito elevar o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, e dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro.
O Programa Eco-Escolas é também uma iniciativa da FEE internacional presente em mais de 55 países e coordenado em Portugal pela ABAE desde 1996. Destina-se a escolas de todos os graus de ensino e visa a implementação de uma metodologia inspirada na Agenda 21, que garanta a participação ativada comunidade escolar e local no desenvolvimento de ações em benefício do ambiente.

Sem comentários:

Enviar um comentário