segunda-feira, 14 de maio de 2012


Prédio residencial em Milão vai abrigar uma floresta vertical (notícia de 26 Janeiro 2012)

São duas as torres que hospedarão 730 árvores, além de 5 mil arbustos e 11 mil plantas florais.O Bosco Verticale (floresta vertical, em português) pretende contribuir com o desenvolvimento da biodiversidade no ambiente urbano até ao final de 2012.



Dois prédios residenciais verdes estão a ser construídos em Milão, Itália. O Bosco Verticale (floresta vertical, em português) é um projecto de reflorestamento metropolitano que pretende contribuir com o desenvolvimento da biodiversidade no ambiente urbano. De acordo com reportagem do Daily Mail, são duas torres de 110 e 70 metros de altura que hospedarão 730 árvores, além de 5 mil arbustos e 11 mil plantas florais. Num terreno plano, a área verde das torres seria equivalente a 10.000 metros quadrados de floresta.

As torres, que ainda estão em construção, são frutos da imaginação de um arquitecto conhecido em Itália, Stefano Boeri, da Boeri Studio. O modelo opera de acordo com as políticas de reflorestamento das fronteiras urbanas do país. De acordo com o arquitecto Michele Brunello, que dirige o projecto, a ideia surgiu em 2006, enquanto procurava junto a sua equipa um local para a plantação de árvores.

“Nós imaginámos um edifício que tivesse a paisagem dentro dele” - explicou ao Daily Mail. “ A utilização de áreas verticais é uma forma de inserir espaços verdes na área urbana sem que seja preciso expandir o território da cidade”.

O edifício foi concebido como uma floresta vertical que possa actuar como filtro para a poluição do tráfego, além de proporcionar fachadas diferentes ao empreendimento a cada estação - com novas plantas nascendo na Primavera e cores ricas sendo exibidas durante o Outono.

As plantas crescem na fachada, assim como o fazem num ambiente natural. Elas actuam de maneira similar como ocorreria numa ‘fachada inteligente’; filtram a poeira do ar, absorvem o dióxido de carbono e liberam oxigénio ao exterior, purificando o ar, enquanto dão sombra e um microclima que refresca os meses de Verão.


O preço dos apartamentos varia de £ 560.000, com 80 metros quadrados, a £ 1,7 milhão, no caso de uma cobertura de 200 metros quadrados, com vista impressionante da cidade.
A segurança do edifício também foi testada. Afinal, se uma árvore fosse derrubada por uma ventania, por exemplo, poderia causar grandes acidentes.
“ Nós usámos turbinas para testar a força de várias árvores e ter a certeza de que tínhamos as espécies certas para o edifício” - afirma Brunello.

Quando a floresta vertical estiver concluída, até o final de 2012, a estrutura poderá abrigar a mesma quantidade de habitantes de 50.000 metros quadrados de expansão urbana convencional.

Sem comentários:

Enviar um comentário