domingo, 20 de maio de 2012

Protecção de aves selvagens nas Berlengas

Governo alarga protecção a aves selvagens nas Berlengas

 O Governo alargou a zona de protecção das aves selvagens nas Berlengas, ao largo de Peniche, numa portaria publicada a 17 de Maio em Diário da República. 
 O decreto-lei publicado vem alterar a zona de protecção, de modo a incluir as áreas de alimentação e repouso da cagarra, uma espécie de ave selvagem ali existente. A alteração, que decorre também de uma diretiva comunitária, tem como objetivo “assegurar a efetiva salvaguarda dos valores naturais em presença”, nomeadamente as áreas de “importância excecional para a conservação das aves selvagens”. 
 As Berlengas apresentam desde características geológicas únicas, a um relevo escarpado em que são comuns à formação de grutas e fendas terrestres e submarinas. A sua localização contribui para a produtividade e diversidade de espécies e de habitats marinhos, bem como para uma paisagem única na região. Nas ilhas nidificam seis espécies de aves marinhas: duas espécies de gaivotas, a cagarra (ou pardela), o corvo marinho, o airo e o roque-de-castro. 
 O arquipélago das Berlengas foi classificado em 2011 como Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) e tem estatuto de reserva natural desde 1981. 

FONTE: Lusa, 17.05.2012

Sem comentários:

Enviar um comentário