quarta-feira, 9 de maio de 2012

Volta ao mundo no maior barco solar

 


Volta ao mundo no maior barco solar

 
O Tûranor PlanetSolar, impulsionado por 4 motores eléctricos alimentados pela energia captada por painéis solares cobrindo uma área de 537 m2 e armazenada em 6 blocos de baterias de iões de lítio, regressou ao Mónaco no passado dia 4, 18 meses depois de ter daí partido com o intuito de dar a volta ao mundo usando apenas a luz solar para provar como esta pode ser um substituto dos combustíveis fósseis. 

 Terminou no passado dia 4 a primeira viagem de circum-navegação recorrendo apenas à luz solar que é também a primeira viagem à volta do mundo completada por um veículo 100% solar. 

 O desafio foi superado pelo Tûranor PlanetSolar, que com os seus 31 m de comprimento e 15 m de largura é o maior barco solar do mundo, sendo impulsionado por 4 motores eléctricos alimentados pela energia captada por um conjunto de painéis solares cobrindo uma área de 537 m2 e armazenada em 6 blocos de baterias de iões de lítio. 

O Tûranor PlanetSolar, cujo nome significa “Poder do Sol” segundo a mitologia de J.R.R. Tolkien, tinha saído do Mónaco a 27 de Setembro de 2010 com o objectivo de demonstrar o imenso potencial das energias renováveis e como podem ser substituto dos combustíveis fósseis. 

A ideia partiu, em 2004, do amante da Natureza suíço Raphael Domjan, que se associou a M. Immo Ströher, com experiência nas tecnologias solares, tendo o barco sido desenhado por Craig Loomes. 

 A viagem empreendida por uma tripulação de 4 pessoas durou 18 meses, mais precisamente 584 dias, 23 horas e 31 minutos, tendo sido realizada sempre perto do Equador, onde a duração do período diário de luz solar é máxima.

Sem comentários:

Enviar um comentário