quarta-feira, 18 de abril de 2012

Alemanha torna-se mais Verde


Numa entrevista ao Magazin-Deutschland (http://www.magazin-deutschland.de/), o ministro federal do Meio Ambiente, Norbert Röttgen, fala das consequências da virada energética que pretende implementar. A Alemanha prepara-se, diz o Ministro, para acabar com a energia atómica. O pais será, então, a primeira grande nação industrializada a dar uma guinada para as energias renováveis depois de Fukushima.


A virada energética é um grande projecto de modernização e de inovação da economia alemã. Trará um grande impulso de inovações e reforçará a posição alemã como líder mundial de mercado no sector das tecnologias ambientais. Os cientistas dizem que, em 20 anos, a Alemanha terá possibilidade tecnológica de produzir 100% da electricidade a partir de fontes renováveis de energia.

Estas notícias demonstram o avanço ocorrido nos últimos anos a nível energético. Está firmada a crença de que com as mais modernas tecnologias podemos fomentar nosso desenvolvimento económico, gerando crescimento e empregos e proteger o Ambiente, simultaneamente.

É de louvar o papel de todos os movimentos sociais, de todos os partidos políticos, e de todos os cidadãos na promoção de politicas e legislação protectora do ambiente. Principalmente na sua dimensão institucional, usando a terminologia de PEREIRA DA SILVA, com a promoção de nova consciência ecológica que se prende com o desenvolvimento económico de braço dado com o Ambiente e o respeito pelo Planeta.

Já como dizia Ghandi: “A terra proporciona o suficiente para satisfazer as necessidades de todos os homens mas não a ganância de todos os homens”. É com consciência de que é verdade que todos nós devemos partir. Só diminuindo fortemente o consumo e produzindo energia verde o Homem pode sobreviver no Planeta Terra, antes que ele deixe de ter condições de sobrevivência.

Ou como dizia Confúcio:
“Se tem objectivos para um ano. Plante arroz...
Se tem objectivos para 10 anos. Plante uma árvore...
Se tem objectivos para 100 anos. Eduque uma criança...
Se tem objectivos para 1000 anos, então preserve o meio ambiente”



Sem comentários:

Enviar um comentário