terça-feira, 3 de abril de 2012

Aumento do preço da água

A ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Assunção Cristas, sustentou hoje que o preço da água “tem de reflectir o custo do abastecimento da própria água”.
A governante falava na comissão parlamentar de Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local, onde foi ouvida hoje e respondeu a uma questão colocada pelo deputado Luís Fazenda, do Bloco de Esquerda, que quis saber qual a política do Governo para o tarifário da água numa altura em que o Executivo pretende concessionar os serviços de abastecimento.

Na resposta, a ministra salvaguardou que essa é “uma matéria que ficará dependente da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR). No entanto, defendeu que o “preço da água tem de reflectir o custo do abastecimento da própria água”.

“Queremos que o tarifário induza comportamentos eficientes no uso da água. O preço da água é o melhor regulador e isso terá de estar reflectido no tarifário”, disse.

Lusa (2012), "Assunção Cristas diz que o preço da água tem de reflectir custo do abastecimento". Público online, 3 de Abril


Quem sabe se no futuro não estaremos na presença de um princípio do "gastador-pagador" no sector água que cumpra os objectivos pretendidos pelo princípio do poluidor-pagador. Objectivo principal que se visa alcançar será o da prevenção, pois ao tornar o consumo da água eficiente estamos a adiar os danos que possam advir da sua escassez e até do seu desaparecimento. 
Aguardemos os próximo desenvolvimentos, e até lá sejamos responsáveis no nosso consumo, de livre vontade.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário