sexta-feira, 13 de abril de 2012

Um bom exemplo de praticas ambientais...


Um bom exemplo de práticas ambientais…


“A Europac Kraft Viana instalou, dentro da sua fábrica, em Viana do Castelo, uma torre com 26 metros de altura e 7,5 toneladas para permitir a nidificação de um casal de cegonhas que escolheu aquela zona para se reproduzir.
Estas cegonhas optaram, inicialmente, pelo topo de um poste de alta tensão que se encontra no interior daquela fábrica de papel e que assegura a produção de eletricidade, tendo mesmo provocado um curto-circuito durante a preparação do ninho, o que levou à intervenção de técnicos da EDP.
"Quando percebemos que o ninho estava a ser construído, verificámos logo que, por questões de segurança, não podia acontecer e tratámos de encomendar esta torre", explicou à Lusa Mário Amaral, diretor-geral da Europac Kraft Viana, instalada na freguesia de Deocriste.
A torre de betão chegou na quarta-feira, pelas 08:00, a Viana do Castelo e foi de pronto colocada no interior da fábrica, tendo, no topo, uma estrutura que servirá de base ao ninho de cegonhas.
"Para nós, é mais uma prova da preocupação ambiental que temos e um cartão de visita. Ter, dentro da nossa unidade, um ninho de cegonhas só significa que o ambiente que nos rodeia, apesar de sermos um grande centro industrial, é saudável e que aqueles impactos que as pessoas pensam que existem são perfeitamente controlados pelos investimentos entretanto realizados", sublinhou o responsável.
A Europac Kraft Viana garante que o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR acompanhou todas as intervenções, assim como a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a secretaria de Estado do Ambiente.” (in Diário da Republica  online 12.04.2012)”

Carecem este tipo de acções de mais valorização e publicitação,  pois a consciência e preocupação ambiental deveriam ser alguns dos pilares estruturantes  das empresas do séc.XXI. Sem duvida, um óptimo exemplo de boas práticas ambientais!


Tatiana Baptista

Sem comentários:

Enviar um comentário