segunda-feira, 9 de abril de 2012

Homem planta 550 hectares de floresta sozinho

Caros,

Trago-vos uma notícia que me surpreendeu: um indiano, de seu nome Jadav "Molai" Payeng plantou, nos últimos 30 anos, 550.372 hectares (1360 acres) de floresta, depois de, aos 16 anos, se ter apercebido do desaparecimento de diversas espécies animais (em especial as cobras), que ligou à desflorestação (causada por intensas cheias que assolaram a região).

Viveu durante muitos anos isolado, lutando sozinho por algo em que acreditava. Trouxe formigas vermelhas da sua aldeia para a floresta (sendo picado por elas diversas vezes, picadas essas que são muito dolorosas), para que estas transportassem nutrientes para o solo da floresta. Doze anos de árduo trabalho depois chegaram as primeiras aves migratórias, mais tarde alguns predadores. Ao fim de todos estes anos um novo mundo existe dentro e à volta da floresta que Jadav plantou e protegeu.

A floresta de Jadav ficou conhecida das autoridades do país por causa de uma manada de elefantes que, depois de quase destruir diversas aldeias, procurou refúgio por entre as árvores e o bambu.

A história mais desenvolvida aqui.

Jadav e a sua floresta são a prova viva de que o ser humano tem um papel essencial na conservação do Meio Ambiente e que todos devemos fazer a nossa parte (sinto-me até embaraçado por, até hoje, só ter plantado duas árvores).

Plantemos à nossa volta um Meio Ambiente melhor, mesmo com pequenos gestos isso é possível!

Sem comentários:

Enviar um comentário